Em 1688, o monge beneditino Dom Pierre Pérignon foi nomeado procurador da Abadia de Hautvillers, propriedade localizada em Champagne. O padre modernizou a abadia, restaurou suas vinhas e desenvolveu técnicas de vinificação revolucionárias com o objetivo de criar “o melhor vinho do mundo”. Seu trabalho resultou em uma bebida elegante e refinada, que é referência em espumantes da região champenoise ainda hoje, sendo servida até no palácio de Versalhes. Além da busca pela excelência, e indo contra o senso comum de Champagne, outro diferencial da Dom Pérignon são os exemplares safrados. Todos os vinhos da vinícola são produzidos a partir da colheita de um único ano, método de criação que busca expressar os desafios e personalidade de cada período por meio de bebidas únicas.
PaísFrança
RegiãoChampagne
Desde1668
EspecialistaJean-Baptiste Terlay
Variedade de rótulos1 rótulo na ( evino )
CuriosidadeO Champagne Dom Pérignon tem presença cativa na saga 007: sua primeira aparição foi no filme de lançamento, 007 contra o Satânico Dr. No
Formado em Bioquímica pela Université de Montpellier, e Viticultura e Enologia pelo Institut Universitaire de la Vigne et du Vin de Dijon, Jean-Baptiste Terlay tem mais de 25 anos de experiência no universo de vinhos e destilados. Em 2022, o enólogo foi convidado pela célebre vinícola Dom Pérignon para assumir o cargo de Diretor de Projeto Operacional. Sua responsabilidade era elaborar rótulos elegantes e refinados, que expressassem a personalidade única dessa Maison de Champagne.