O enólogo é um profissional essencial no processo de produção de vinhos. Mas você sabe o que esse especialista faz? O que um enólogo já estudou até elaborar seus próprios rótulos? Vamos explicar em detalhes neste artigo!

Enólogo conferindo a qualidade dos frutos no vinhedo

Enologia: o que é?

Enologia é uma palavra que tem origem no idioma grego e significa “estudo do vinho“. Portanto, esta é a ciência que estuda a bebida em todos os seus aspectos, do cultivo da videira até o produto finalizado e disponível no mercado.

Pessoa estudando para se tornar um enólogo

O que faz um enólogo?

O enólogo é o profissional da indústria responsável por todas as etapas de produção do vinho tinto, vinho branco ou vinho rosé. Esse especialista também é responsável pelos derivados da bebida (grapa, brandy, vermute e suco de uva, por exemplo), bem como todos os aspectos relacionados ao produto final.

No Brasil, a profissão de enólogo ou enóloga é regulamentada pela lei nº 11.476, de 29 de maio de 2007, que dispõe sobre a formação e as tarefas específicas à sua atuação na indústria vitivinícola.

Enólogo analisando as uvas no vinhedo

Áreas de atuação dos enólogos

Para criar e manter o padrão de qualidade na elaboração dos vinhos, é necessária a presença do enólogo, que faz a perícia de todos os processos da fabricação da bebida.

Os enólogos e enólogas atuam em três áreas essenciais à produção de vinhos: produção da bebida, administração de vinícolas e coordenação dos métodos de vinificação.

Veja a seguir os setores onde trabalham os enólogos.

Viticultura

Esta é a área do conhecimento que lida com a matéria-prima utilizada na produção de vinhos e derivados: a uva. 

O enólogo deve conhecer em profundidade o cultivo e o manejo de vinhedos, produzindo cachos de qualidade para a indústria desde a implantação do vinhedo até o momento da colheita e transporte dos bagos.

O profissional deve ser capaz de analisar as diversas características da uva, determinando seu uso de acordo com suas peculiaridades e as demandas do mercado.

Também deve ser capaz de executar cada etapa do cultivo da videira e manejar os equipamentos envolvidos no processo.

Enólogo participando da colheita de uvas

Produção das vinícolas

O enólogo atua orientando viticultores sobre como aumentar a qualidade e produtividade de seus vinhedos. Ele também pode indicar o uso das diversas variedades de uvas para a produção de vinhos de qualidade. 

Práticas de pesquisa e extensão rural são partes importantes do exercício da profissão para o enólogo atuando na viticultura.

Vinificação

O enólogo é responsável pelas diversas etapas de transformação que a uva sofre para virar vinho e derivados. 

Para isso, deve ter conhecimentos profundos sobre os diversos processos relacionados às tecnologias de vinificação. 

É o profissional que decide como a matéria-prima será transformada e qual será o resultado desta transformação.

Além disso, ele é o responsável pelo planejamento e execução das diversas operações industriais e analíticas envolvidas no processo, sempre de acordo com a legislação vigente. 

Enólogo participando do processo de vinificação

Método de trabalho

As uvas serão prensadas diretamente ou passarão por algum processo de maceração? Sob qual temperatura ocorre a fermentação alcoólica? 

Serão utilizadas leveduras comerciais ou a fermentação será espontânea? Essas e muitas outras decisões devem ser tomadas por este profissional.

As decisões enológicas sempre são baseadas em um conjunto de fatores. Eles incluem as análises físico-químicas realizadas durante todo o processo de vinificação, os estilos de produtos almejados e as demandas do mercado consumidor. 

É o enólogo que decide, por exemplo, se a uva Chardonnay será transformada em um vinho jovem e sem madeira, em um espumante elaborado pelo método tradicional, ou em um vinho de sobremesa.

Gestão vitivinícola

O profissional da enologia organiza e assessora vinhedos e vinícolas em todas as áreas de produção, incluindo a comercialização e promoção dos produtos. 

Ele deve também controlar a qualidade dos produtos vitivinícolas por meio de análises diversas e da fiscalização dos empreendimentos.

O enólogo ainda contribui com o desenvolvimento da indústria vitivinícola, modernizando os processos de produção, criando, testando e implementando novas tecnologias. 

Uso da tecnologia

Ele deve ser capaz de desenvolver e orientar projetos de produção e comercialização de uvas, vinhos, derivados e produtos enológicos diversos, além de coordenar pesquisas e experimentos no setor vitivinícola.

Finalmente, o enólogo atua como responsável técnico pela vinícola, pelos produtos elaborados e pelos laboratórios de análise enológica, respondendo em processos judiciais caso necessário. 

Enólogo realizando análise do vinho na vinícola

Diferença entre enólogo, sommelier e enófilo

As três funções têm diferenças que envolvem a bebida antes e depois da fabricação. A ligação com o vinho pode ser profissional ou simplesmente por lazer. Prossiga com a leitura para saber mais sobre o papel de cada um.

Enólogo

É o responsável pela elaboração do vinho e está presente em todas as etapas da fabricação da bebida. 

Ele costuma ter conhecimento sobre o serviço e a harmonização de vinhos e espumantes com alimentos, porém, esse não é o seu foco de atuação ou especialidade. 

Por isso, é cada vez mais comum que enólogos que atuam no mercado complementem suas formações realizando um curso de sommelier ou outras formações mais ligadas ao serviço do vinho. 

Sommelier

O sommelier é o profissional mais ligado à comercialização e ao serviço de vinhos e outras bebidas. Ele conhece o processo de produção, porém, não tem como foco a elaboração de vinhos.

Este profissional atua principalmente em restaurantes, hotéis, lojas de vinhos, importadores e distribuidores, sendo responsável pelo portfólio, organizando a compra, a armazenagem e a gestão das adegas, atendendo os clientes, e propondo harmonizações.

Escanção

Assim é chamado o sommelier na língua portuguesa de Portugal.

Enófilo

É uma pessoa apaixonada por vinhos que estuda o assunto, conhece as safras e outros detalhes pertinentes.

Como são formados os enólogos?

Há diversas instituições que formam enólogos no mundo. No Brasil, há cursos superiores de Viticultura e Enologia em seis universidades: três no Rio Grande do Sul (IFRS – Campus Bento Gonçalves, IFSUL – Campus Visconde da Graça e UNIPAMPA – Campus Dom Pedrito), uma em Santa Catarina (IFSC – Campus Urupema), uma em São Paulo (IFSP – Campus São Roque) e uma em Pernambuco (IFPE – Campus Petrolina).

Os cursos podem ser de Tecnologia ou Bacharelado e têm duração entre 6 e 9 semestres. Entre as cadeiras cursadas, há matérias como morfologia e fisiologia vegetal, fitossanidade, topografia, química, bioquímica, microbiologia, análise sensorial, práticas enológicas, marketing, matemática financeira e empreendedorismo.

Há também cursos de Especialização em Viticultura e de pós-graduação como o Mestrado em Viticultura e Enologia. 

É comum também que o profissional realize formações no exterior, bem como vinificações em outros países e regiões, obtendo assim maior experiência prática e perícia no desempenho de suas atividades.

Como se tornar um enólogo

Para ingressar nesta profissão, é preciso completar graduação superior em Enologia / Vinicultura, com duração de quatro a cinco anos.

O que um enólogo estuda durante o curso?

Este profissional precisa ter conhecimentos em química, geografia, biologia, administração de empresas, mecânica, comercialização, entre outras habilidades.

Dia do enólogo

Dia 22 de outubro é a data dedicada à homenagear os enólogos.

Enólogos na história

Existem diversos enólogos que revolucionaram a história do vinho. Podemos citar nomes como António Maçanita, eleito o Melhor Produtor do ano de 2020 pela Revista de Vinhos.

Também destaca-se o nome de Renzo Cotarella, da Marchesi Antinori, na elaboração de grandes vinhos italianos, como o Supertoscano Tignanello ou os espumantes produzidos na região de Franciacorta.

Outro exemplo é a Erika Goulart, brasileira conhecida como referência na produção de vinhos na Argentina por meio da Bodega Goulart.

E então, gostou de saber mais sobre uma das profissões mais importantes no mundo do vinho? Aproveite para abastecer a sua adega com os rótulos do nosso site!