Risoto de camarão é uma delícia, e com um bom vinho branco pode ficar ainda melhor, não é mesmo? 😉

Por isso, vamos ensinar você a fazer um suculento risoto de camarão com vinho branco. Que tal testar essa receita em um jantar especial? Confira:

Ingredientes

  • 200g de camarão rosa
  • 1/2 limão
  • 1 dente de alho picado e 1 cebola picada
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 150g de arroz arbóreo
  • 1/2 xícara de chá de vinho branco
  • 1 colher de chá de açafrão-da-terra (ou cúrcuma)
  • 2 xícaras de chá de caldo de legumes
  • 1/2 xícara de chá de manteiga
  • 1/2 xícara de chá de queijo Parmesão ralado
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Qual vinho usar no risoto de camarão?

Agora pode surgir aquela dúvida: “mas qual vinho usar no risoto?”. Na hora de escolher o rótulo para o seu risoto de camarão, aposte em um tipo branco seco, ou seja, um com pouco açúcar residual da uva.. 

Outra dica importante é: escolha um vinho que você gostaria de degustar. Existe um mito de que vinho para usar em receitas não precisa ser de qualidade, mas isso não é verdade. O ideal é escolher rótulos que você ache saborosos.

É claro que você não precisa usar um rótulo super caro, pode escolher aqueles vinhos brancos que os entusiastas do mundo do vinho degustam no dia a dia. 

No site da Evino, você encontra vinhos brancos ótimos para preparar e harmonizar com a sua receita. 

Confira também 3 dicas do que fazer com vinho branco!

Modo de Preparo

  1. Limpe os camarões e tempere com sal, suco de limão, alho, pimenta-do-reino e reserve
  2. Em uma panela, aqueça o azeite e doure a cebola. Acrescente o arroz, mexa bem e adicione o vinho branco mexendo até evaporar
  3. Misture o açafrão e junte aos poucos o caldo de legumes. Controle o ponto do arroz e, um pouco antes de ficar pronto, acrescente os camarões. Desligue o fogo quando os camarões estiverem cozidos e o arroz ficar cremoso
  4. Acrescente a manteiga, o queijo Parmesão ralado e salsa picada

Voilà: seu risoto de camarão com vinho branco está prontinho para ser servido! 😀

Rende: 2 porções

Como harmonizar vinho com risoto de camarão?

O seu risoto está pronto e ficou uma delícia, mas e agora, com qual vinho harmonizar? Na hora de escolher o rótulo para acompanhar o risoto, uma dica sem erro é o próprio vinho usado na receita.

Aposte nos clássicos! Vinhos brancos secos com risotos e frutos do mar vão super bem, por isso, deguste seu prato com expressões das uvas Chardonnay, Sauvignon Blanc, Airén e a alemã Riesling.

A leveza dos vinhos rosés e o frescor dos espumantes secos também combinam com risoto de camarão com vinho branco.

Agora, se estiver com vontade de degustar um tinto com o seu risoto de camarão, a leve e elegante Pinot Noir vai fazer bonito na hora da harmonização.

E aí, receita de risoto de camarão aprovada? Comente aqui embaixo o que achou do nosso passo a passo e quais outros pratos você gostaria de ver aqui no nosso blog! 😉