No dia 17 de abril é comemorado o Dia Mundial da Malbec (ou Malbec Day), famosa uva francesa que se consagrou nos solos argentinos e é a grande paixão nacional. 

Seja na França ou em Mendoza, os vinhos da Malbec conquistam fãs absolutos no mundo inteiro. Quantas vezes você já ouviu alguém dizer: “eu só gosto de Malbec”? Pois é. Por isso, hoje trazemos mais informações sobre esta célebre casta e sua trajetória; dicas de como apreciar sem medo – e em casa! -, além de uma entrevista exclusiva com a produtora brasileira especialista em Malbec, a Erika Goulart das Bodegas Goulart.

ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE A MALBEC E O DIA MUNDIAL DA MALBEC

A queridinha dos brasileiros é originária de Cahors, que fica a leste de Bordeaux, na França. Cahors possui uma ampla gama de estilos de vinho, mas é inegável que entre eles a Malbec representa um dos mais importantes, chegando a compor cerca de 70% dos rótulos das denominações de origem AOC/AOP Cahors.

Aliás, a importância desta casta é tanta, que desde 2011 é comemorado o Dia Mundial da Malbec (ou Malbec Day). A data foi criada por uma organização responsável pela imagem do vinho argentino no mundo, a Wines of Argentina, para festejar o desenvolvimento e crescimento da uva no país.

A escolha desse dia para a comemoração traz a tona um fato marcante: no dia 17 de abril de 1853 a primeira cepa de Malbec “pisou” em solos argentinos, trazida pelo agrônomo francês Michel Aimé Pouget, e desde então há muita história para contar. Vamos descobrir mais?

MALBEC E ARGENTINA: A HARMONIA PERFEITA

Apesar de ser uma uva aclamada em solos franceses, foi na Argentina, o país do tango, que Malbec atingiu o seu clímax, sendo hoje a região que possui as maiores plantações em todo o mundo.

Acontece que os climas secos e quentes, as altas amplitudes térmicas durante o dia, a barreira natural de brisas marinhas causadas pelas Cordilheiras dos Andes e as grandes altitudes, principalmente na região de Mendoza, são alguns dos fatores que favorecem o cultivo no solo dos “hermanos”, propiciando um tipo de “casa perfeita” para a casta.

Agora que você já sabe mais sobre o Dia Mundial do Malbec e sobre a sua ida da França até a Argentina, vamos para a melhor parte: DEGUSTAR! 

APRECIE SEM MEDO – E EM CASA!

Só de pensar em Malbec, já bate uma baita vontade de abrir uma garrafa de vinho, não é mesmo? Então vamos lá! 

Ao pensar nos tintos elaborados com esta célebre uva, provavelmente a primeira harmonização imaginada seja churrasco, certo? Certo! Malbec é uma uva que dá um match perfeito com carnes vermelhas, mas é importante lembrar que É Hora de Ficar em Casa, hein? 

Enquanto não podemos reunir os amigos para apreciar a bebida, que tal degustar durante a chamada de vídeo? 

Aproveite o cupom MALBECDAY* para ter 10% de descontos nos vinhos da categoria malbec.

*Válido somente 17/04/2020

Você também pode aproveitar para testar seus dotes culinários, e perceberá que a Malbec combina com o que você quiser: da carne grelhada, até a pizza, macarronada ou um prato vegetariano – e quem dá essa dica é a produtora Erika Goulart. 

A VISÃO DE UMA ESPECIALISTA: ERIKA GOULART

Erika Goulart já esteve conosco anteriormente e agora retorna para uma entrevista exclusiva onde dá o seu depoimento e fala um pouco mais sobre uma de suas especialidades: a queridinha Malbec.

Dona de uma vinícola que atualmente tem 80% de vinhedos de Malbec, Erika nos dá detalhes sobre as diferenças da uva na França e na Argentina, quais os desafios do cultivo para os produtores, a harmonização perfeita e muito mais! Veja só:

Curtiu esse artigo? Agora que você já sabe tudo sobre a Malbec, bora brindar! Tim-tim! 😉