Sabemos que vocês adoram dicas de como apreciar seus vinhos favoritos. Inclusive, nós já falamos sobre isso algumas vezes aqui no blog, desde sugestões de harmonização até mesmo um guia sobre as taças adequadas para cada vinho. Hoje, as dicas são sobre como preparar drinks com vinho para brindar em grande estilo no Ano Novo e em todo o verão. Vamos lá? 😋

Drinks com vinho espumante para o Ano Novo

Chega o fim de ano e, com ele, uma das estações mais quentes: o verão. Tudo o que queremos é dar uma pausa e renovar as energias, não é mesmo? E esta época pede por bebidas leves, refrescantes, e cheias de sabor, como estes drinks com vinho que vamos ensinar. Confira: 

Pink Elephant

Este é um dos drinks com vinho espumante que leva vodka em sua preparação, e o nome da bebida é por conta da cor vinda do morango. Confira os itens:

Ingredientes:

Modo de Preparo: coloque em uma coqueteleira 3 morangos, 1 folha de hortelã, o suco de limão, e gelo a gosto. Depois agite e, em seguida, despeje a mistura em uma taça de Martini, acrescente a vodka, e complete com espumante. Por fim, decore a taça com o morango que sobrou e sirva.

Negroni Sbagliato

Negroni é uma bebida italiana conhecida como aperitivo ideal para quem aprecia sabores mais intensos. Porém, esta versão é um pouco diferente da tradicional.

Inclusive, o termo “sbagliato” que acompanha seu nome significa “errado”. Isso porque a dose de gin é substituída por espumante, resultando em uma das opções de drinks com vinho que é mais leve.

Rótulo Miolo Alísios Brut Rosé para fazer drinks com vinho

Nesta receita, utilizamos um espumante rosé, mas ela também pode ser feita com Prosecco.

Ingredientes:

Modo de preparo: encha um copo de whisky com gelo, depois adicione o Vermute e o Campari. Complete com espumante brut rosé e coloque as rodelas de laranja por cima. Pronto, agora é só saborear!

Espumante com Hibisco

Para você que procura drinks com vinho que se mostram ainda mais refinados, temos a bebida ideal!

Além de apresentar frescor marcante em boca, essa é uma das opções de drinks com vinho que promete deixar a sua mesa linda para receber as visitas e brindar em grande estilo! Veja só:

Rótulo Gran Delmio Gran Selección Brut Cuvée para fazer drinks com vinho

Ingredientes:

Modo de preparo: para começar, faça um chá bem concentrado de hibisco e deixe na geladeira. Enquanto isso, descasque as laranjas fazendo tiras médias com as cascas. Coloque as tiras da casca de laranja nas taças de espumante e depois preencha metade com o chá de hibisco e a outra metade com o espumante. Prontinho!

Drinks de vinho espumante com gin

Se você é daqueles que adora gin ou quer apreciar uma bebida de sabor mais intenso, selecionamos algumas dicas de drinks com vinho espumante e gin. Assim, você continua no clima de Ano Novo e ainda inova nos sabores! 

French 75

Ingredientes:

Modo de preparo: bata todos os ingredientes, exceto o espumante, em uma coqueteleira com bastante gelo. Em seguida, coe o líquido transferindo-o para uma taça de vinho tinto, e complete com espumante rosé. Por fim, decore com as fatias de maçã verde.

Drink com Gin-Gibre

Esta é uma das opções de drinks com vinho para quem aprecia bebidas com um pouco de picância. Confira:

Ingredientes:

  • 1 colher (de sobremesa) de suco de limão siciliano
  • 2 colheres (de sobremesa) de xarope de gengibre:
    • 500mL de água
    • 500g de açúcar
    • Gengibre ralado a gosto
  • 1 dose de gin
  • 1 garrafa do espumante Palácio de Cristal Brut Cuvée
  • Gelo a gosto

Modo de Preparo: primeiro faça o xarope. Misture a água, o açúcar e o gengibre em uma panela pequena. Leve ao fogo e, enquanto estiver esquentando, amasse o gengibre com uma colher de pau para “soltar” o sabor. Quando começar a ferver, retire a mistura do fogo e deixe esfriar. Reserve e guarde na geladeira. 

Depois é simples: adicione gelo a gosto em uma coqueteleira e misture com o suco de limão siciliano, o xarope de gengibre, e o gin. Em seguida, agite bem. Coloque a batida em uma taça de vinho até metade e complete o restante com espumante.

Drinks com vinho e frutas para o verão

Reunimos aqui as receitas de drinks com vinho perfeitos para brindar em grande estilo e curtir com os amigos em casa.

Além de saborosas, leves e aromáticas, estas bebidas ainda contam com aquele toque de fruta ideal para refrescar os dias mais quentes.

Confira nossa seleção de drinks com vinho e frutas:

Mimosa

É claro que na nossa lista não poderia faltar um dos mais clássicos drinks com vinho espumante! Esta é, definitivamente, uma das bebidas mais rápidas de preparar, perfeita para que você passe mais tempo curtindo e brindando com os amigos.

Ingredientes:

  • 1 garrafa do espumante Tanggier Brut
  • 500mL de suco de laranja (coado se for natural)
  • Gelo a gosto

Modo de preparo: coloque os 500mL do suco de laranja em uma jarra bem grande (de pelo menos 1L). Depois, complete a metade com gelo a gosto e o espumante. Agora é só servir e brindar!

Dica: se você também fez o drink com hibisco deste artigo, pode aproveitar as laranjas que já descascou para fazer o suco da Mimosa. 😉

Bellini

Originário de Veneza, na Itália, o Bellini também é um dos drinks com vinho espumante mais fáceis de preparar.

Ele é similar à famosa Mimosa, porém, é feito com pêssego. Uma outra diferença é que, ao invés de suco, o drink é feito com o purê da fruta fresca.

Ingredientes:

Modo de preparo: corte os pêssegos e, se preferir, pode tirar a casca. Bata-os no liquidificador ou em um mixer para formar um purêzinho. Depois, pegue taças no estilo flûte e adicione 1 colher de sobremesa do purê no fundo. Por fim, coloque gelo a gosto e complete a taça com o espumante.

Clericot

Para quem gosta de drinks com vinho que levam mais de uma fruta, esta é a pedida perfeita! Além de ter um preparo simples, é fácil de beber, e fica lindo em uma jarra.

Similar à famosa Sangria, o Clericot é feito com espumante Moscatel.

Garrafa de Alísios Moscatel para fazer drinks com vinho

Ingredientes:

  • 1 garrafa do espumante Alísios Moscatel
  • Frutas cítricas (como lima, limão, mexerica e laranja)
  • Frutas vermelhas (como morango, amora e cereja)
  • Gelo a gosto

Modo de preparo: corte as frutas em fatias ou cubos. Depois, coloque gelo a gosto em uma jarra, adicione as frutas picadas, e complete com o espumante. Mexa delicadamente. Agora é só apreciar!

Drinks com vinho

Para quem procura outros drinks com vinho, com opções além do espumante, trouxemos algumas sugestões.

Chardonnay Sour

Chardonnay combinado com limão vira Chardonnay Sour. Aos amantes de um bom pisco peruano, essa é uma das alternativas de drinks com vinho excelente para testar em casa. 

Garrafa de vinho Chardonnay para fazer drinks com vinho

Ingredientes:

Modo de preparo: esprema um limão em um copo. Depois, adicione o açúcar, o vinho e cubos de gelo em uma coqueteleira. Misture bem e sirva no copo com limão. Mexa delicadamente e prontinho!

Wine Gin

Se você é fã de drinks com vinho, mas não abre mão daquele bom gin, esta opção deve conquistar você! Veja só:

Ingredientes:

  • 200mL do vinho Viñapeña Blanco
  • 50mL de gin
  • 60mL de água filtrada 
  • 3 gotas de Bitter Angostura
  • 1 gota de água salina ou uma pitada de sal marinho
  • 3 folhas de hortelã
  • 1 pequeno ramo de salsinha
  • 1/3 de uma maçã Grammy Smith 

Modo de preparo: em um recipiente, adicione todos os ingredientes e misture com um mixer ou macere com um macerador de caipirinha. Depois, coe o líquido com uma peneira fina e deixe-o esfriando no congelador de 15 a 30 minutos. Sirva em uma taça previamente resfriada.

Dica: você pode decorar ou guarnecer sua bebida com uma casca de limão siciliano.

Pink Drink

Para os entusiastas de drinks com vinho que também apreciam licores e frutas vermelhas, temos a sugestão ideal!

Ingredientes: 

Vinho rosé Viñapeña Tempranillo para fazer drinks com vinho
  • 150mL do vinho Viñapeña Tempranillo Rosé
  • 20mL de licor de laranja 
  • 2 colheres de sobremesa de geleia de morango ou frutas vermelhas
  • 25mL de suco natural de morango
  • 1/3 de maçã Grammy Smith 
  • 1 fatia pequena de gengibre
  • 50mL de água gaseificada 
  • Gelo a gosto

Modo de preparo: em um recipiente, adicione a maçã cortada em pequenos pedaços, o suco, a geleia de morango, e o licor de laranja. Misture bem com um mixer ou macere com um macerador de caipirinha.

Depois, filtre essa composição em uma peneira fina. Em seguida, em uma taça grande com cubos de gelo, adicione 75mL da mistura, 200mL de vinho rosé, e 50mL de água gaseificada. Misture bem e decore com fatias de maçã.

Lua de sangue

Se você é daqueles fãs de drinks com vinho que também curtem um toque de especiarias com nuances de fruta, aqui está a sua bebida:

Ingredientes: 

  • 150mL do vinho tinto Viña de Los Andes Red Blend
  • 1 sachê de chá de morango
  • 5 cm de casca da laranja
  • 1 fatia pequena da pimenta dedo de moça
  • 1 pau de canela
  • 1 colher de sobremesa de mel
  • 10mL de suco natural de maracujá
  • 100mL de água tônica
  • Gelo a gosto

Modo de preparo: faça o sachê de chá de morango para 100mL de água fervida. Adicione no chá o pau de canela, a casca da laranja, uma fina fatia da pimenta dedo de moça, e o suco de maracujá.

Após 5 minutos de infusão, coe e adicione 1 colher de sopa de mel, misturando até diluir.

Em seguida, em um copo longo com cubos de gelo, adicione 100mL dessa mistura, 150mL de vinho tinto, e 100mL de água tônica. Você pode finalizar guarnecendo com 1 gomo de limão siciliano.

Dica bônus para quem dispensa os drinks com vinho

Caso não queira investir tempo preparando drinks com vinho, não tem problema, nós também temos uma sugestão rápida e prática para você: aposte no Vivid Rosé!

Estamos falando de um delicioso vinho com aromas e sabores de frutas vermelhas, que foi feito para apreciar com gelo. É isso mesmo: basta colocar algumas pedrinhas de gelo na taça, servir o vinho e curtir! 😉

Agora que você aprendeu vários tipos de drinks com vinho, você pode ter uma dúvida que vamos esclarecer: qual a diferença entre drink e coquetel?

O que muda dos drinks com vinho que sugerimos aqui para os coquetéis tão famosos em bares e restaurantes? Vamos descobrir:  

Qual a diferença de Drinks com vinho e Coquetel?

Poucos sabem, mas drink pode ser qualquer bebida com um complemento — e ela não precisa ser, necessariamente, alcoólica. Sim: apenas um suco com gelo e limão já pode ser considerado um drink!

Agora os coquetéis possuem uma estrutura que leva três itens principais. São eles: uma básica alcoólica, um bitter (ou seja: uma bebida à base de destilado alcoólico com extratos botânicos), e dulçor (isto é: algum elemento que deve adoçar a bebida).

CURIOSIDADE: não se sabe ao certo quando o coquetel como conhecemos surgiu, mas podemos dizer que o termo foi registrado por volta do século 19. 

Com a diversidade de estilos de drinks e coquetéis, podemos dividi-los em categorias adequadas para diferentes momentos.

Nossa sugestão é apostar nos drinks com vinho mais secos e ácidos antes das refeições, pois eles estimulam o apetite.

Agora, os drinks com vinho mais doces são indicados após as refeições, podendo, inclusive, ser a própria sobremesa!

E aí, gostou das nossas dicas de drinks com vinho? Comenta aqui qual delas você vai tentar e quais você já havia provado antes.