Você sabia que cada taça de vinho possui características que influenciam na sua degustação? Vamos explicar as diferenças entre as principais taças, como segurá-las e higienizá-las adequadamente. Vem com a gente! 😉

Os diversos tipos de taça de vinho que existem no mercado costumam gerar muitas dúvidas entre os entusiastas da bebida. Há quem considere capricho, porém, cada particularidade desses utensílios faz toda a diferença. Usar a taça adequada não é algo obrigatório para o consumo de vinho, mas nos ajuda a valorizar as características do líquido e a ter uma experiência mais completa.

Pode parecer complicado, mas não se preocupe, com as nossas dicas você ficará por dentro do assunto!

Por que usar diferentes tipos de taça de vinho?

Para responder a esta pergunta, podemos fazer uma analogia relacionada aos carros. Alguns, por exemplo, têm melhor desempenho no asfalto, enquanto outros se saem melhor em terrenos acidentados — e isso se deve ao porte do veículo, aos tipos de rodas, enfim, a diversos outros aspectos que fazem com que a viagem siga de forma adequada. Assim também são as taças: muitos estudos foram aplicados para que cada uma possuísse características e tamanhos próprios para receber diferentes tipos de vinhos.

Além disso, a anatomia de uma taça de vinho permite o manuseio correto do objeto, facilitando ainda mais a degustação.

Outro fator importante é a escolha do material. É desejável optarmos por taças de material fino e transparente, como o cristal: ótimo componente que possibilita a análise visual do líquido e, por conta de sua porosidade, facilita também a quebra das moléculas do vinho, favorecendo a liberação de aromas. 

A taça de vidro é uma substituta acessível que também garante uma degustação de sucesso!

Anatomia da taça de vinho

Antes de tratarmos sobre as variedades, é essencial conhecermos os nomes das partes que compõem uma taça de vinho, o que facilitará no entendimento dos próximos tópicos:

Ilustração indicando as partes que compõe uma taça

  1. Aro: de acordo com o tamanho, determina a concentração dos aromas e a distribuição harmoniosa da bebida na boca.
  2. Bojo: acondiciona o vinho e proporciona o espaço adequado para que líquido respire e libere os aromas.
  3. Haste: faz a ligação entre o bojo e a base. Deve ser suficientemente longa para que seja possível segurar a taça de maneira confortável e firme.
  4. Base: permite que a taça fique em pé, servindo de apoio às outras partes.

Como segurar uma taça de vinho

É importante segurar uma taça de vinho de maneira específica para ter uma experiência de degustação ainda mais rica, e o motivo quem explica é a sommelière Jessica Marinzeck:

“Ao segurar [a taça de vinho] pelo bojo, a sua mão fará com que a temperatura do vinho se altere, ele ficará mais quente, além de atrapalhar a análise visual da bebida, ou seja, sua experiência não será tão agradável assim.

O ideal é segurarmos pela haste ou pela base, pois além de mantermos as propriedades do vinho intactas, facilita o movimento giratório, que permite a liberação dos componentes aromáticos através do contato do líquido com as paredes da taça”, diz.

Dica importante: 

Sirva apenas ⅓ em relação ao tamanho do bojo para vinhos tintos, ½ para vinhos brancos e ⅔ para espumantes. No caso dos vinhos, além de possibilitar o contato com o ar e permitir o movimento giratório sem derramar, isso evita que a bebida oxide ou esquente rapidamente.

Tipos de taça de vinho

Agora que você já sabe mais sobre a anatomia de uma taça de vinho e como segurá-la de maneira apropriada para apreciar os seus rótulos, chegou a hora de conhecer as principais variações e qual o tipo de vinho ideal para cada uma delas.

1. Taça Bordeaux

Ilustração de uma taça tipo Bordeaux.

Batizada com o nome de uma das mais famosas regiões vitivinícolas da França, a taça Bordeaux (ou Tulipa) é a mais utilizada por comportar diversos estilos de vinhos. Possui bojo grande e aro mais fechado, anatomia perfeita para a degustação de rótulos encorpados e tânicos, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah e Tannat, por exemplo, pois concentra aromas e reforça as nuances do líquido.

Além disso, o formato permite direcionar a bebida diretamente à ponta da língua, permitindo melhor percepção do corpo e sabores frutados do vinho.

2. Taça Borgonha

Ilustração de uma taça tipo Borgonha

Com o bojo em formato de “balão”, a taça Borgonha foi feita para degustação de vinhos brancos com passagem por barrica — como os da própria região da Borgonha —, e tintos complexos e aromáticos, como o clássico Amarone ou os rótulos elaborados por meio da uva Nebbiolo, tal qual o Barolo, por exemplo. 

Devido ao aspecto arredondado e largo dessa taça de vinho, a área de oxigenação é maior, fazendo com que a bebida respire mais e permitindo, assim, a apreciação dos aromas de maneira mais intensa. 

O aro largo possibilita direcionar o líquido para as regiões acima da ponta e do centro da língua, acentuando aspectos de maturação e diminuindo a acidez do vinho.

3. Taça de vinho branco

Ilustração de uma taça para vinho branco

A taça de vinho branco é tipicamente bojuda, porém, com tamanho menor em relação à taça de vinho tinto, o que dificulta a troca de calor com o ambiente e mantém a bebida em temperatura baixa, como ela deve ser consumida idealmente. 

Essa anatomia também permite o realce das notas florais e frutadas, enquanto o aro estreito faz com que a bebida atinja áreas da língua que enfatizem o frescor e doçura durante a degustação.

4. Taça de vinho rosé

Ilustração de uma taça para vinho rosé

A taça de vinho rosé possui um bojo mais largo, porém, é menor do que a taça de vinho branco. Isso acontece porque os vinhos rosés costumam ser refrescantes, aromáticos e com uma ligeira quantidade de taninos, então esse modelo acentua a acidez e equilibra os sabores da bebida, permite maior oxigenação do líquido e a liberação dos aromas de maneira abundante. Ela também pode ser utilizada na degustação de vinhos brancos.

5. Taça Flûte

Ilustração da taça flute para espumante

Flûte, ou flauta em francês, é como chamamos a taça de vinho espumante. Com um bojo fino e alongado, ela mantém as borbulhas — ou perlage — da bebida por mais tempo, fazendo com que elas se dissipem mais lentamente. 

O formato elegante direciona os aromas da bebida diretamente para o nariz e o líquido para a região acima da língua, equilibrando os sabores, limpando o paladar e favorecendo a apreciação do vinho.

6. Taça ISO

Ilustração de uma taça tipo ISO

A taça ISO (International Standards Organization) segue um padrão internacional. Ela foi desenvolvida em 1970 especialmente para degustações profissionais, nas quais diferentes tipos de vinho são apreciados. 

É considerada um “coringa” entre os tipos de taça de vinho vistos anteriormente, pois atende às necessidades das diferentes variedades de líquidos sem comprometer a qualidade da bebida. 

Pela versatilidade, é a escolha ideal para começar a compor sua coleção de taças, possuindo bojo ligeiramente alongado e maior que o aro, enriquecendo a percepção de aromas.

7. Taça de Vinho do Porto

Ilustração de uma taça para vinho do porto

Feita para comportar vinhos fortificados — ou seja, doces, intensos e licorosos, como o Vinho do Porto —, esta taça possui bojo menor com o intuito de servir em pequenas quantidades e manter a temperatura baixa, que é ideal para a degustação desse estilo de vinho.

Seu aro estreito direciona o líquido para a ponta da língua, favorecendo a percepção de dulçor característica desse tipo de vinho.

Limpeza da taça de vinho

Cuidar da sua taça de vinho e higienizá-la corretamente são pontos essenciais na experiência de degustação, afinal, resíduos de outras substâncias podem interferir nos sabores e aromas do vinho. 

Para higienizar suas taças corretamente, utilize água morna no momento de lavar e, caso opte pelo uso do detergente, escolha a versão neutra, aplique pouca quantidade, e remova completamente ao enxaguar. 

Na hora de secar, faça movimentos delicados e evite panos felpudos, principalmente na parte interna da taça. Por fim, guarde em local limpo e sem odores. 

Após todo esse aprendizado, que tal um desafio? Experimente degustar um rótulo em uma taça de vinho e, depois, em diferentes copos e até mesmo xícaras, sentindo as variações das nuances de aroma, sabor e mudança de temperatura em cada recipiente. Comente aqui para a gente quais diferenças sentiu e aproveite para garantir a sua taça de vinho no nosso site! 😀