Um acessório muito comum no mundo do vinho é a taça. Com ela, você pode ter uma experiência de degustação ainda mais rica. Mas afinal, você sabe como segurar taça de vinho?

A verdade é que não existe uma regra absoluta sobre como segurar taça de vinho. Mas temos dicas que podem deixar o momento de apreciar os seus rótulos favoritos ainda melhor.

Continue lendo e descubra de vez como segurar taça de vinho! No final, você ainda vai aprender mais sobre cada tipo de taça: para vinho tinto, branco e espumante.

Afinal, como segurar taça de vinho?

Você já deve ter visto alguém segurando a taça de vinho pelo bojo, ou seja, a parte do acessório em que colocamos o vinho. Às vezes, você também foi a pessoa que segurou a taça pelo bojo, como ilustra a imagem a seguir.

Pessoa demonstrando como segurar taça de vinho pelo bojo da taça

Mas calma! Se isso já aconteceu antes, temos dicas sobre como segurar taça de vinho. 😉

Em primeiro lugar, é preciso reforçar que sim, você pode segurar uma taça do jeito que achar melhor. Pois, como comentamos antes, não existem regras absolutas, mas técnicas que podem melhorar a sua experiência.

Uma das dicas, muitas vezes vista como regra de etiqueta, é não segurar a taça pelo bojo. Acontece que esse conselho não é bem sobre etiqueta.

Quando você segura a taça de vinho pelo bojo, corre o risco de aumentar a temperatura da bebida. Isso não favorece alguns tipos de vinho, especialmente os brancos, rosés e espumantes.

Para evitar que isso aconteça, a nossa recomendação sobre como segurar taça de vinho é sempre usar a haste do acessório, como mostra a imagem abaixo.

Pessoa demonstrando como segurar taça de vinho pela haste da taça

Tipos de taças para diferentes tipos de vinho

Agora que você sabe como segurar taça de vinho, vamos falar sobre a diferença dos vários tipos que existem no mercado.

Os diversos tipos de taça proporcionam aos vinhos diferentes formas de interagir com o oxigênio. Essa interação, na medida certa, permite que a bebida demonstre todo o seu potencial aromático e de sabor. Saiba mais a seguir.

Para tintos encorpados, taça Bordeaux

Elas são mais altas e robustas, com bojo que facilita o giro do vinho. Isso aumenta o contato da bebida com o ar, destacando os aromas.

Como segurar taça de vinho Bordeaux

Taça Borgonha para os tintos aromáticos

Para os vinhos que naturalmente liberam mais aromas, é necessário um bojo espaçoso. Além disso, é importante um aro mais largo, para direcionar os aromas ao nariz.

Como segurar taça de vinho Borgonha

Taça de Vinho Branco

No caso dos brancos, servidos em menores quantidades, a dica é apostar em hastes mais altas para evitar o contato entre a mão e o bojo, diminuindo a troca de temperatura.

Flûte: a taça dos espumantes

Nesta taça, as borbulhas (ou perlage) mantêm a efervescência por mais tempo. Além disso, seu formato alongado leva os aromas do vinho diretamente ao nariz.

A versátil: taça ISO

Existe também um tipo de taça usada pelos sommeliers, que foi desenhada justamente para degustações com diversos tipos de vinho.

Trata-se da taça ISO (International Standards Organization), que segue um padrão internacional e concilia características de todas as outras acima.

O que vale é apreciar seu vinho favorito

Independentemente de saber ou não como segurar taça de vinho, uma coisa é certa: essa bebida torna momentos ainda mais especiais.

No fim das contas, o essencial é você apreciar o seu vinho favorito na companhia das pessoas amadas. Apesar de ser importante saber como segurar taça de vinho, o que vale são as descobertas e as histórias especiais que colecionamos ao brindar — seja na taça ou até mesmo no copo.

E, para continuar vivendo um mundo de descobertas, que tal conferir algumas dicas de harmonizações clássicas? Veja aqui as nossas sugestões!

Gostou de aprender mais sobre como segurar taça de vinho? Aproveite e abasteça a sua adega com os rótulos do nosso site para brindar em grande estilo!