Originária da França, a Cabernet Franc é uma uva tinta famosa e versátil, muitas vezes comparada à Cabernet Sauvignon. Mas você sabe qual é a relação entre essas castas? E quais as principais características dos vinhos Cabernet Franc?

Neste artigo, vamos desbravar a história da uva, sua personalidade em diferentes regiões vinícolas, descobrir dicas de como harmonizar os rótulos e muito mais. Vem com a gente! 

A Uva Cabernet Franc

Cabernet Franc é uma uva tinta de casca relativamente fina, que possui uma coloração violácea intensa. De cachos médios, e bagos pequenos e delicados, ela revela aromas expressivos. 

Além disso, costuma amadurecer antes de outras uvas tintas, como a Cabernet Sauvignon, por exemplo.  

Essa casta é rica em um composto orgânico muito comum em diversos tipos de plantas, chamado pirazina. Esse elemento é responsável pelos aromas característicos de pimentão e ervas presentes nos vinhos produzidos com a Cabernet Franc.  

A pirazina também age como uma espécie de defesa natural contra as pragas. Dessa forma, faz com que a Cabernet Franc se adapte e cresça muito bem em diversas regiões do mundo.

Uma curiosidade sobre essa uva é que ela, junto com a Sauvignon Blanc, deram origem a uma das castas mais famosas do mundo do vinho: a Cabernet Sauvignon.

Estudos de DNA comprovaram que, além da Cabernet Sauvignon, a Cabernet Franc também deu origem a outras castas muito famosas, como a Merlot e a Carménère.

Outra curiosidade sobre a uva é que a forma de escrever seu nome pode variar em diferentes regiões do mundo. Além de Cabernet Franco e Cabernet Frank, ela também pode ser conhecida como Bordo, Bouchet, Bouchy e Breton. 

Cacho da uva Cabernet Franc

O Vinho Cabernet Franc

O vinho varietal Cabernet Franc, ou seja, produzido no mínimo com 85% dessa uva, costuma ser macio e agradável em boca. Além disso, apresenta corpo médio e aromas intensos, que podem variar de morango a framboesa, cassis, pimentão e pimenta. 

De um modo geral, ao provar um vinho Cabernet Franc, você deve encontrar as seguintes características:

  • Acidez: alta
  • Tanino: médio/alto
  • Fruta: média/alta
  • Corpo: médio
  • Álcool: médio/alto

Apesar desse aspecto geral, é importante ter em mente que o vinho Cabernet Franc se mostra de diferentes formas a depender da região vinícola onde foi produzido. 

Em regiões mais frias, por exemplo, as notas de frutas vermelhas se destacam no vinho. Já em regiões quentes, os rótulos costumam ser mais encorpados, com notas de frutas pretas maduras.

Já nos blends, ou seja, a mistura entre duas ou mais uvas, a Cabernet Franc costuma contribuir trazendo ao vinho maciez e delicadeza em boca. Fora isso, ela oferece aromas frutados e vegetais intensos.

E, quando o assunto é blend, a Cabernet Franc, em união com a Cabernet Sauvignon e a Merlot, dão origem a um dos vinhos tintos regionais mais famosos da França: o corte bordalês.

Por falar na Cabernet Sauvignon, como comentamos antes, muitas pessoas comparam as duas uvas e seus respectivos vinhos. Mas você sabe qual a diferença entre a Cabernet Franc e a Cabernet Sauvignon?

Em relação às uvas propriamente ditas, a Cabernet Sauvignon tem a casca mais grossa, logo, tem mais pigmentos e taninos. Além disso, ela concentra mais acidez, tem aromas mais sutis, maturação mais tardia, e precisa de mais calor para amadurecer completamente do que a Cabernet Franc. 

Agora, a maior diferença entre os vinhos é que os Cabernet Franc geralmente são elegantes, macios, agradáveis e têm aromas herbais intensos. Enquanto isso, os vinhos Cabernet Sauvignon costumam ser potentes, mais encorpados e tânicos, com aromas ricos em frutas pretas, como o cassis.

Vinho Cabernet Franc

História da Cabernet Franc

Assim como outras uvas ícones no universo do vinho, a Cabernet Franc é francesa, mas vem conquistando cada vez mais vinhedos e taças mundo afora.

Apesar de algumas controvérsias, a principal hipótese é que essa uva tenha surgido entre o sul da França e o nordeste da Espanha, na região que hoje é o País Basco. E, posteriormente, foi levada para outras regiões.

Outra suposição é que essa uva seja da região de Bordeaux. Ainda hoje, a Cabernet Franc é muito cultivada nesse território, mas dificilmente aparece sozinha nos rótulos bordaleses. Também existe a especulação que a uva seja do Vale do Loire.

Além da Europa, a uva também chegou ao Novo Mundo, principalmente no século XIX. Nessa época, especificamente na década de 1860, a praga filoxera devastou inúmeros vinhedos europeus. Por isso, diversas mudas de videiras foram levadas a outros países. 

Atualmente, a Cabernet Franc é cultivada em diversos países além da França, como Itália, Estados Unidos, Chile, Canadá, Hungria, África do Sul e até mesmo o Brasil.

Vinhedos da uva Cabernet Franc

Características da Cabernet Franc

Como explicamos anteriormente, é importante lembrar que as características da Cabernet Franc variam de acordo com a região na qual ela foi cultivada.

No Vale do Loire, na França, o clima fresco contribui para que a Cabernet Franc se expresse de maneira mais delicada. Os rótulos costumam ter taninos mais sutis, além de sabor de frutas vermelhas, aromas florais com nuances herbáceas.

Já em Bordeaux, onde a uva compõe muitos blends, os vinhos demonstram acidez mais elevada, maciez, elegância e notas florais. Na margem direita de Bordeaux, onde a Cabernet Franc é mais dominante, os rótulos são mais encorpados, com taninos mais potentes.

Agora, na região da Toscana, na Itália, a Cabernet Franc costuma aparecer no estilo de vinho chamado Supertoscano. Considerado um dos melhores vinhos italianos, o Supertoscano foi criado na década de 1970, revolucionando a produção de vinhos tintos da época. 

Esse tipo de vinho une a Sangiovese, típica uva italiana, com variedades não tradicionais da Itália, como a Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc. O resultado é um vinho complexo, intenso, de taninos marcantes e acidez presente. No nariz, aromas expressivos e maduros de cereja preta, amora, cacau, pimenta e couro devem conquistar do início ao fim da degustação. 

No Novo Mundo, a Cabernet Franc também se expressa de diferentes maneiras. Na Califórnia, Estados Unidos, essa uva dá vida a vinhos ricos e frutados, com aromas intensos de morango, framboesa, menta e pimenta jalapeño. 

Já no Chile, a Cabernet Franc deve estrelar vinhos de caráter fresco e elegantes, com aromas de cereja preta, chocolate ao leite e pimentão.

Dicas de harmonização para os vinhos de Cabernet Franc

Por último, mas não menos importante, uma das nossas partes favoritas: a harmonização! Agora que você já sabe mais sobre a Cabernet Franc, descubra como combinar os rótulos com as suas comidas favoritas.

Por conta de sua acidez naturalmente alta, além dos diversos tipos de vinho que consegue originar, a Cabernet Franc é muito versátil. A acidez acentuada faz com que pratos à base de molho de tomate sejam excelentes opções para harmonizar.

Os toques herbáceos da uva também contribuem para a harmonização com pratos ricos em vegetais, como berinjela e pimentão, por exemplo. Receitas como berinjela à parmegiana, pimentões recheados, cogumelos salteados e sopa de lentilha são ótimas pedidas, especialmente para as pessoas vegetarianas.

No caso das carnes, a nossa sugestão é apostar em carnes grelhadas, carré de cordeiro e lombo de porco assado com batatas e ervas. Agora, em se tratando de queijos, a dica é usar os de massa semi-dura, como Gruyère e Gouda

Por fim, uma recomendação valiosa para a harmonização com Cabernet Franc é realçar o tempero das suas receitas com ingredientes como pimenta-do-reino, páprica, alecrim, tomilho e coentro.

E então, gostou de aprender tudo sobre a Cabernet Franc? Conta para a gente aqui nos comentários!

Aproveite também para encontrar o seu Cabernet Franc favorito e abastecer a adega com os best sellers do Site de Evino.