Nascida na França, a uva Syrah vem conquistando cada vez mais entusiastas de vinho mundo afora. Mas você sabe quais são as suas principais características, os tipos de rótulos que a casta origina, ou as suas regiões produtoras? 

Vamos explicar em detalhes neste artigo tudo o que você precisa saber sobre a uva Syrah, seus vinhos, dicas de harmonização e mais! 😉

Origem da casta Syrah

A Syrah é considerada uma das castas mais antigas do mundo. Apesar de existirem diversas histórias sobre a sua origem, estudos de DNA comprovaram que a uva Syrah é da região do Rhône, na França. 

Ela é descendente do cruzamento entre a casta tinta Dureza e a branca Mondeuse Blanche — ambas pouco conhecidas e cultivadas atualmente. 

A Syrah, assim como as uvas Malbec, Carménère, Merlot, Cabernet Franc, entre outras, é uma daquelas que se popularizou na França e, depois, conquistou o mundo. 

Além da França, ela também é cultivada em países como a Austrália, Estados Unidos, Espanha, Chile e até mesmo o Brasil, como mostraremos a seguir. 

Cacho da uva Syrah

Regiões de cultivo da Syrah

Como comentamos antes, a Syrah já conquistou inúmeros territórios vinícolas. Agora, vamos falar em mais detalhes sobre alguns deles.

A França é o país no qual são elaborados alguns dos vinhos Syrah mais famosos do mundo. Dentre eles, se destacam os exemplares produzidos nas denominações de Côte-Rôtie, Hermitage, Cornas, Saint-Joseph e Châteauneuf-du-Pape, todas no Vale do Rhône. 

Nesses locais, a uva aparece tanto em rótulos varietais — ou seja, vinhos 100% Syrah —, como em blends. No caso dos blends, geralmente a Syrah é acompanhada de uvas como Grenache, Mourvèdre, Cinsault e Carignan.  

Ainda no Velho Mundo, a Syrah é cultivada em toda região central da Itália, no Alentejo (Portugal), em Castilla-La Mancha e Aragón (Espanha). Nesses países, é mais comum a casta aparecer em blends, aportando aos vinhos mais corpo, taninos e cor, além de toques de especiarias e frutas pretas.

Vinhedos da uva Syrah

Já na Austrália, um dos países que mais cultiva a uva atualmente, a Syrah se destaca nas regiões de Hunter Valley e Barossa Valley. Ainda no Novo Mundo, a casta é cultivada em Washington, Califórnia e Oregon, nos Estados Unidos.

No Chile, a uva aparece em regiões como Vale de Colchagua, Vale de San Antonio, Elqui e Limarí. Já no Brasil, é possível encontrá-la tanto na produção da Serra Gaúcha quanto no Vale dos Vinhedos. 

VOCÊ SABIA? É possível que você já tenha visto a nomenclatura “Shiraz” no mundo do vinho. Afinal, são duas uvas diferentes? É Syrah ou Shiraz? Calma, nós vamos explicar: Syrah e Shiraz são a mesma uva. 

O ponto é que elas são conhecidas de ambas as formas, e tudo depende do país em questão. O nome Syrah é mais comum no Velho Mundo, enquanto Shiraz é a tradução australiana do nome, que também é mais usado no Novo Mundo. 

Além disso, existem regiões vinícolas que vão estampar o nome “Shiraz” no rótulo do vinho caso a bebida seja semelhante ao estilo australiano, ou seja, um vinho de clima mais quente. Enquanto isso, o nome “Syrah” pode aparecer em rótulos nos quais o líquido seja mais parecido com os típicos franceses, ou seja, vinhos de clima moderado.

Principais características da Syrah

Dentre as principais características da uva Syrah, é possível destacar a sua pele relativamente grossa e de coloração bem intensa, seus cachos médios e aromas intensos. 

Além disso, a casta é resistente à pragas e se adapta a diversos tipos de regiões e seus respectivos climas. Por esse motivo, ela é cultivada e faz sucesso em diferentes partes do mundo.  

Sobre o vinho Syrah, é importante ressaltar que seus aromas e sabores dependem muito da região onde o rótulo foi produzido. Mesmo assim, de maneira geral é possível encontrar essas características ao provar um vinho Syrah:

  • Acidez: média
  • Tanino: médio/alto
  • Fruta: média/alta
  • Corpo: médio/alto
  • Álcool: médio/alto
Degustação do vinho Syrah

Principais vinhos feitos com a uva Syrah

Você já descobriu ao longo deste artigo que, dentre os diversos países em que a Syrah faz morada, alguns deles são palco das melhores expressões da casta.

Podemos citar como exemplo a França. Em sua terra natal, a uva costuma dar vida a rótulos como M. Chapoutier Saint-Joseph AOC, elaborado pelo renomado produtor M. Chapoutier. 

De caráter equilibrado, ele é frutado e persistente em boca, ele exala aromas de violeta, alcaçuz e especiarias no nariz.

Também do célebre M. Chapoutier, outro rótulo estrelado pela Syrah que é muito apreciado pelos nossos clientes é o M. Chapoutier Cornas AOP

Elaborado na apelação de Cornas, um região do Rhône conhecida por originar algumas das melhores versões da uva, esse tinto é encorpado, com taninos macios e toques minerais, e revela aromas de frutas vermelhas com nuances de especiarias e grafite.

Outro país em que a Syrah se destaca é o Chile. E, além de protagonizar inúmeros vinhos tintos, a casta também é utilizada na produção de vinhos rosés

Exemplo disso é esta versão da famosa linha Expedicion Single Vineyard Selection. De sabor intenso, frutado e com acidez equilibrada, esse vinho exala aromas de framboesa e cereja, com toques de hortelã.

Como mencionamos, a uva também é cultivada em outros locais do Velho Mundo — e um deles é a Itália. Como sugestão de um exemplar do país da bota, temos o best seller premiado Miliasso 8 Vites Rosso Piemonte DOC

O nome “8 Vites” significa “8 vinhas” e, nesse rótulo, a Syrah aparece em harmonia com as castas Barbera, Dolcetto, Freisa, Bonarda, Albarossa, Merlot e Cabernet Sauvignon, resultando em um vinho encorpado e perfumado. 

‎‎‎

Harmonizações com a uva Syrah

Por fim, mas não menos importante, chegamos em uma das nossas partes favoritas: a combinação entre vinho e diferentes tipos de prato. Afinal, você sabe qual comida harmoniza com vinho Syrah? Confira a seguir!

De um modo geral, os vinhos Syrah são potentes, encorpados, especiados e com aromas marcantes. Sendo assim, é interessante apostar em pratos que tenham essas características no momento de harmonizar.

Por isso, as nossas dicas são combinar o rótulo com pratos à base de carne, especialmente os que são ricos em tempero, como costelinha ao molho barbecue, brisket, shawarma de cordeiro ou cassoulet. 

Para os vinhos Syrah mais leves e sem passagem em barricas de carvalho, por exemplo, os pratos das culinárias indiana, chinesa e tailandesa são ótimas escolhas. 

Pensando em opções sem carnes, pratos como lasanha de berinjela são a pedida perfeita. Receitas com abobrinha e molho de tomate também são boas apostas.

Harmonização com o vinho Syrah

E então, gostou de aprender mais sobre a uva Syrah? Fale para a gente aqui nos comentários! 

Aproveite para encontrar o seu estilo de Syrah favorito e abastecer a sua adega com os vinhos ícones do Site de Evino.