A uva Shiraz, assim como a Cabernet Sauvignon, Malbec, Merlot e muitas outras, é uma daquelas que nasceu na França e, posteriormente, se popularizou em diversos países. Conhecida por produzir vinhos elegantes e ricos, ela se destaca principalmente na França e na Austrália.

Continue a leitura e descubra tudo sobre a personalidade dessa uva, os tipos de vinho que ela origina, com quais pratos harmonizar e mais! 😄

Origem da uva Shiraz

Existem diversas versões sobre a história da origem da uva Shiraz. Considerada uma das castas mais antigas do mundo, há quem acredite que a uva é originária do Egito e chegou aos solos europeus por meio da Itália.

Também existe a narração de que ela teria surgido em uma cidade do antigo Império Persa, onde atualmente está localizado o Irã. 

Inclusive, no sudoeste do Irã há uma cidade chamada Xiraz (também conhecida como Shiraz). Historicamente falando, é comum atribuírem o nome “Shiraz” aos vinhos que eram produzidos nos arredores dessa região antes da Revolução Islâmica, que aconteceu em 1979.

Apesar dessas hipóteses, estudos de DNA confirmaram que a uva é, de fato, francesa. Ela nasceu na região do Rhône, na França, por meio do cruzamento de duas uvas pouco conhecidas: a Dureza (tinta) e a Mondeuse Blanche (branca). 

Atualmente, além da França, a Shiraz é muito cultivada na Austrália. Ela também está presente em países como Itália, Espanha, África do Sul, Estados Unidos, Chile, Argentina e até mesmo o Brasil.

Vinhedos da uva Shiraz

Características da Shiraz

Shiraz é uma uva tinta que tem a casca relativamente grossa em comparação às outras castas da espécie Vitis vinifera. De coloração muito intensa e escura, ela tem cachos médios e aromas marcantes.

Em relação aos vinhos Shiraz, é importante ter em mente que a sua personalidade vai depender muito da região onde o rótulo foi elaborado. Mas, de um modo geral, as características que você vai encontrar ao degustar um vinho tinto Shiraz são:

  • Acidez: média
  • Tanino: médio/alto
  • Fruta: média/alta
  • Corpo: médio/alto
  • Álcool: médio/alto

VOCÊ SABIA? É possível que você já tenha visto a nomenclatura “Syrah” no mundo do vinho. Afinal, são duas uvas diferentes? É Syrah ou Shiraz? Na verdade, Syrah e Shiraz são a mesma uva.

Acontece que elas são conhecidas das duas formas, a depender do país em questão. O nome Syrah é mais comum no Velho Mundo, enquanto Shiraz é mais usado no Novo Mundo. 

Além disso, a uva também é conhecida por outros nomes mundo afora, como Marsanne Noire, Blaue Sirah e Sira.

Também existem vinícolas que vão estampar o nome “Shiraz” no rótulo do vinho caso a bebida seja semelhante ao estilo australiano, ou seja, um vinho de clima mais quente. 

Enquanto isso, o nome “Syrah” é mais comum em rótulos nos quais o líquido seja mais parecido com os franceses, ou seja, vinhos de clima moderado.

Cacho da uva Shiraz

Harmonização com Vinho Shiraz

Agora que você já sabe mais sobre a história e as características da uva, está na hora de descobrir: o que combina com vinho Shiraz? Confira a seguir!

A Shiraz dá vida a vinhos que são majoritariamente ricos, encorpados e potentes, com aromas marcantes que variam de mirtilo a ameixa preta, chocolate, tabaco, pimenta e especiarias. Tendo isso em vista, é uma excelente pedida apostar em pratos igualmente potentes e aromáticos.

Carnes de caça, como coelho, cordeiro e javali, são ótimas opções, especialmente se temperadas com ervas. Churrasco também é uma boa pedida, além do famoso Steak au Poivre, por conta de sua crosta de pimenta.

Os vinhos elaborados por meio da Shiraz também combinam com vegetais grelhados. Nesses casos, pode apostar em pratos à base de berinjela, abobrinha e tomate. Comidas ricas em temperos, especialmente especiarias, também se mostram excelentes opções.

Vinhos Shiraz

Os tipos de vinhos Shiraz variam muito de acordo com a região em que eles foram produzidos. No Velho Mundo, por exemplo, os vinhos costumam ser mais frutados, elegantes e sutis, enquanto no Novo Mundo, os rótulos geralmente são mais encorpados, ricos e cheios.

Na França, a uva origina diversos exemplares varietais, ou seja, 100% Shiraz, mas também compõe alguns blends, geralmente acompanha de castas como Grenache, Mourvèdre, Cinsault e Carignan.

Em países como Itália, Portugal e Espanha, é mais comum que a Shiraz apareça em blends, agregando aos vinhos mais corpo e taninos, além de aromas com nuances de frutas pretas e especiarias.

Na Austrália, país onde a uva é uma das mais célebres, ela origina vinhos de caráter encorpado e macio, com taninos intensos, e aromas marcantes de frutas pretas e chocolate.

Agora, nos Estados Unidos, Chile, Argentina e aqui no Brasil, os exemplares costumam ser frutados, persistentes, com corpo médio, taninos macios, e aromas intensos de frutas vermelhas e especiarias.


Depois de descobrir mais sobre a uva Shiraz, aproveite para abastecer a sua adega com os best sellers do Site de Evino.