Vinho se toma quente ou gelado? Afinal, a temperatura da bebida faz mesmo alguma diferença? A resposta desta última pergunta é: SIM! Existem, inclusive, razões científicas que comprovam isso.

Saber qual vinho se toma quente ou gelado e servi-lo na temperatura adequada pode tornar a sua degustação ainda mais agradável. Vamos deixar esse tema mais fácil para você, confira! 😄

Descubra qual vinho se toma quente ou gelado com termômetro digital

Vinho se toma quente ou gelado?

A verdade é que depende do vinho em questão e suas respectivas características, como o tipo do vinho, se o líquido passou por barricas de carvalho, entre outros.

Você já deve ter ouvido falar que o correto é tomar vinho branco gelado e vinho tinto em temperatura ambiente, certo? Mas não é bem assim que funciona.

Essa afirmação sobre vinho em temperatura ambiente veio de países europeus, onde o clima é muito diferente em comparação com a América Latina, por exemplo. Sendo assim, antes de levar isso como uma certeza ao pensar sobre qual vinho se toma quente ou gelado, você deve se perguntar: a temperatura de qual ambiente?

Cada tipo de vinho tem uma temperatura recomendada de serviço. Mas, de forma geral, podemos dizer que vinhos brancos e rosés devem ser tomados em temperaturas mais baixas do que os tintos.

Se você está em dúvida se um determinado vinho se toma quente ou gelado, uma dica é levar em consideração que é melhor servir um vinho mais gelado do que o indicado do que servir em temperatura mais elevada.

Afinal de contas, a tendência é que depois de servir um vinho na taça e deixá-lo na mesa a temperatura seja elevada aos poucos, o que permite que os aromas também apareçam gradualmente.

Agora, no caso de servir um vinho em uma temperatura mais alta do que a recomendada, os aromas serão mascarados pelo álcool.

Descubra qual vinho se toma quente ou gelado

Para ficar mais fácil, confira abaixo qual vinho se toma quente ou gelado.

Vinho tinto se toma quente ou gelado?

Em se tratando dos tintos, qual vinho se toma quente ou gelado depende de alguns fatores como o corpo do vinho, se ele estagiou em barricas de carvalho, entre outros.

Por exemplo: os rótulos mais jovens, frutados e leves, como os que são elaborados com as uvas Gamay, Garnacha e Pinot Noir, podem ser servidos a 13ºC.

Já vinhos de corpo médio, como Merlot, Syrah, Carménère e Sangiovese, por exemplo, podem ser servidos entre 14ºC e 16ºC

Por fim, vinhos encorpados, como Cabernet Sauvignon, Malbec, Primitivo, Tempranillo e Tannat, por exemplo, ou até mesmo aqueles que passaram por barricas de carvalho, como o célebre Barolo, podem ser servidos entre 17ºC e 18ºC

Vinho branco se toma quente ou gelado?

Afinal, qual a temperatura ideal para vinho branco? Como mencionamos antes, é recomendado que os vinhos brancos sejam degustados a uma temperatura mais baixa do que tintos.

No caso dos vinhos brancos doces, como Sauternes, Colheita Tardia, Eiswein e Monbazillac, por exemplo, a temperatura indicada é entre 6ºC e 8ºC.

Para os rótulos mais leves, como os que são elaborados por meio das uvas Pinot Grigio, Sauvignon Blanc, Albariño ou Chardonnay (sem passagem por barricas), a recomendação é servi-los entre 7ºC e 10ºC.

Agora, em se tratando de vinhos brancos mais encorpados, como Viognier, Sémillon, Gewürztraminer e Marsanne, ou até mesmo um Chardonnay barricado, a dica é servir entre 10ºC e 13ºC.

Vinho rosé se toma quente ou gelado?

Ao contrário dos outros tipos mencionados, a escolha de beber vinho rosé quente ou gelado não depende necessariamente de algum fator específico. De um modo geral, recomenda-se servir os rosés entre 7ºC e 10ºC.

Vinho espumante se toma quente ou gelado?

Para saber se um vinho espumante se toma quente ou gelado, é preciso levar em consideração a classificação dos vinhos. Ou seja: se eles são secos ou doces, por exemplo.

No caso dos espumantes, tanto os secos (como os rotulados Nature, Extra-Brut e Brut) quanto os doces (no caso dos Extra-Sec, Sec, Demi-sec, Doux e Moscatel) devem ser servidos entre 6ºC e 8ºC.

Vinho fortificado se toma quente ou gelado?

Os vinhos fortificados são aqueles que, durante seu processo de produção, passaram por uma adição de aguardente vínica ou outro tipo de destilado para interromper a fermentação do líquido.

Dito isso, afinal, qual temperatura ideal do vinho fortificado? Para servir os seus rótulos, também é preciso levar em consideração o estilo do vinho.

No caso dos vinhos doces naturais, como Banyuls e Muscat de Beaumes de Venise, por exemplo, o serviço deve ser entre 8ºC e 10ºC.

Já o Jerez Fino e o Manzanilla podem ser serviços entre 10ºC e 12ºC. Enquanto isso, o Jerez Oloroso e o Vinho do Porto Ruby e Tawny podem ser servidos a 16ºC.

Como deixar um vinho na temperatura ideal?

Agora que já sabe qual vinho se toma quente ou gelado, você deve estar se perguntando: como fazer para deixar o vinho na temperatura adequada?

A forma mais rápida e eficaz de resfriar um vinho é utilizando um balde de gelo. Mas atenção: para que esse processo seja efetivo, é necessário adicionar 1 parte de água para 2 partes de gelo.

A água é um condutor de temperatura e ajudará a acelerar o processo de resfriar o seu rótulo. Além disso, é interessante imergir a garrafa o máximo possível para que o vinho gele por igual.

Caso você precise resfriar o vinho rapidamente e não tenha um balde de gelo, uma alternativa é colocar a garrafa no congelador por cerca de 30 minutos.

E gelo no vinho, pode?

Você já sabe qual vinho se toma quente ou gelado, mas deseja resfriar rapidamente a sua bebida. O gelo pode parecer uma boa opção nesses momentos, não é mesmo?

Acontece que não é recomendado colocar pedras de gelo no vinho porque, conforme o gelo for derretendo, a água deve diluir a sua bebida e modificar os sabores e aromas.

Contudo, existem vinhos feitos especificamente para apreciar com gelo. Um deles é o Vivid Rosé, um vinho mais leve, frutado, de doçura agradável em boca, e aromas intensos de frutas vermelhas.

Uma outra alternativa para resfriar rapidamente a bebida é colocar frutas congeladas na sua taça, assim, você consegue diminuir a temperatura do vinho sem deixá-lo muito aguado.

Agora, pensando no caminho contrário: mesmo sabendo qual tipo de vinho se toma quente ou gelado, imagine que a bebida acabou ficando mais fria do que o necessário. O que fazer?

O ideal é deixar a garrafa em um ambiente com a temperatura estável por cerca de 1 ou 2 horas para que a temperatura do líquido vá aumentando gradativamente.

Você também pode colocar as mãos ao redor do bojo da sua taça. Desta forma, o calor das mãos deve aumentar a temperatura do líquido gradativamente.

IMPORTANTE: não coloque o seu vinho diretamente em fontes de calor (como próximo ao fogo, por exemplo), pois a bebida é sensível a mudanças bruscas de temperatura e corre o risco de estragar.

Como medir a temperatura de um vinho?

Para auxiliar na dúvida sobre qual vinho se toma quente ou gelado, existem termômetros que medem a temperatura da bebida antes mesmo de abrir a garrafa.

Também há termômetros que são colocados direto no líquido e, assim, conseguem indicar qual a temperatura da sua bebida.

Caso queira, você também pode treinar a sua percepção medindo a temperatura do vinho com um termômetro e provando em seguida para entender a sensação no paladar.

Depois de algumas tentativas você deve conseguir perceber se o vinho está na temperatura ideal sem precisar medir. Mas não se preocupe, isso não precisa ser extremamente preciso! A variação de 1 ou 2 graus não deve atrapalhar sua degustação.

Descubra qual vinho se toma quente ou gelado com termômetro manual

A ciência que explica qual vinho se toma quente ou gelado

Depois de mostrar qual vinho se toma quente ou gelado, vamos explicar o porquê é importante tentar servir a bebida na temperatura recomendada.

Em primeiro lugar, é importante saber que os aromas do vinho são voláteis. A volatilidade está relacionada à facilidade que uma substância tem de passar do estado líquido para o estado gasoso. Ou seja, quanto mais volátil, mais rápida acontece essa transformação.

Também é importante dizer que o nosso olfato é suscetível a vapores, que são absorvidos nos receptores nasais. Essas duas informações juntas indicam que conseguimos sentir melhor o cheiro de compostos mais voláteis.

Para que um composto aromático evapore precisamos de calor. Em geral, os vinhos tintos são menos voláteis do que os vinhos brancos e rosés, por exemplo.

Por isso, se faz necessário servi-lo em temperatura mais elevada, para que seja possível atingir o ponto no qual os compostos aromáticos evaporem e se tornem mais perceptíveis ao nosso olfato. E esse é um dos fatores que influenciam diretamente qual o tipo de vinho que se toma quente ou gelado.

Apesar do calor auxiliar a aparição dos aromas, é preciso tomar cuidado. O álcool é uma substância que evapora mais rápido. Sendo assim, temperaturas elevadas farão com que o álcool se sobreponha aos aromas do vinho.

E além do impacto no olfato, a temperatura inadequada pode prejudicar a percepção dos sabores, por isso é importante saber qual vinho se toma quente ou gelado.  

A acidez do vinho, por exemplo, é mais perceptível em temperaturas baixas. Assim, a temperatura ideal para vinhos brancos é mais baixa, por serem ricos em acidez.

Desta forma, o álcool ficará menos aparente, evidenciando os aromas e destacando a acidez, além de tornar o vinho refrescante. No caso dos espumantes, a temperatura fria ajuda a preservar as borbulhas do líquido.

Assim como a acidez, os taninos presentes no vinho são mais perceptíveis em temperaturas mais baixas. O tanino é responsável pelo amargor e pela sensação de adstringência na boca.

Um vinho com taninos marcantes servido a uma temperatura muito baixa vai parecer ainda mais amargo em boca. Enquanto que, se for servido a uma temperatura mais elevada, vai parecer mais macio. 

Mulher descobrindo qual vinho se toma quente ou gelado

Agora que você já sabe qual vinho se toma quente ou gelado, aproveite para abastecer a adega no nosso site!