Seja brindando com os amigos, harmonizando no almoço em família ou presenteando alguém especial, o vinho faz parte de diversos momentos do nosso cotidiano. Mas você sabe quais são os melhores vinhos tintos para apreciar em qualquer ocasião? 

Preparamos uma seleção com os melhores vinhos tintos para você brindar em grande estilo. Venha com a gente e confira rótulos que combinam com os mais diversos tipos de situação! 😉

Duas pessoas brindando com os melhores vinhos tintos

Os melhores vinhos tintos para apreciar

Antes das indicações dos melhores vinhos tintos para apreciar, é importante lembrar que a situação em que você vai degustar algum rótulo reflete diretamente na sua experiência.

Se a sua ideia é preparar uma receita e harmonizá-la com vinho, por exemplo, os ingredientes do prato podem ajudar você a escolher um rótulo que deixe esse momento ainda mais gostoso.

Agora, se a ocasião é relaxar e curtir um dia frio em casa, o indicado é apostar em vinhos mais encorpados e intensos.

E vinho tinto no calor? Apesar de menos comum, também é uma ótima pedida! Basta apostar em rótulos mais leves, frutados e refrescantes. Uma outra alternativa é aproveitar novas experiências preparando drinks com vinho.

A seguir, você confere a nossa lista de melhores vinhos tintos.

Pessoa servindo os melhores vinhos tintos

1. Vinho tinto António Maçanita: uma experiência intensa e saborosa

A nossa primeira indicação é um rótulo elaborado pelo produtor eleito Enólogo do Ano de 2018 pela Revista dos Vinhos: António Maçanita. Considerado um dos grandes nomes do mundo do vinho e responsável por diversos projetos de sucesso, ele deu vida a este Tinto de Castelão

De corpo médio, taninos firmes e caráter fresco em boca, este exemplar exala aromas de frutas negras, como ameixa e mirtilo, além de tabaco e especiarias. É uma ótima pedida para apreciar nos dias mais frios, especialmente acompanhado de uma polenta cremosa.

Aliás, temos uma ótima receita de polenta cremosa, e você pode conferir o passo a passo aqui.

Uma outra opção pode ser o M. Chapoutier Pays d’Oc Rouge, do renomado produtor M. Chapoutier

De goles marcantes, muito frutados, e com taninos macios, esse rótulo exala perfume intenso de frutas vermelhas, e vai muito bem com massas. 

2. Vinho tinto Portada Winemaker’s Selection: o equilíbrio perfeito entre taninos e acidez

Elaborado pela DFJ Vinhos, nomeada como uma das 5 Melhores Vinícolas Europeias de 2017 pela revista Wine Enthusiast, Portada Winemaker’s Selection é sucesso absoluto.

Tamanho reconhecimento não é à toa: estamos falando de um rótulo encorpado, saboroso, com final levemente adocicado, e perfume intenso de ameixa e groselha. Versátil, ele é um vinho tinto ideal para harmonizar com queijo Parmesão e brindar com os amigos.

Nossa outra dica é conhecer a versão Reserva do Portada.

Depois de passar 3 meses em barricas de carvalho, o líquido adquiriu complexidade, estrutura, e sabor mais intenso. Além disso, ele revela aromas ainda mais expressivos de frutas vermelhas maduras.

Para harmonizar, nossa dica é apostar em pratos como cozido à portuguesa ou bacalhau ao forno.

3. Vinho tinto Punta Negra Malbec: a escolha certa para acompanhar carnes vermelhas

Na nossa lista não poderia faltar uma das uvas favoritas do brasileiro: a Malbec, especialmente cultivada em Mendoza, na Argentina. E um vinho tinto que faz jus à paixão por esse tipo de rótulo é o best seller Punta Negra.  

De bom corpo e caráter persistente em boca, ele revela no nariz notas intensas de frutas vermelhas maduras com nuances florais. 

Outra ótima opção é o San Crispino in Fonteroma Primitivo. Elaborado na região da Puglia, na Itália, ele é encorpado e intenso, com taninos marcados. Além disso, exala aromas de frutas vermelhas maduras, com leves notas de alcatrão e alcaçuz.

Ambos são excelentes pedidas para acompanhar carnes vermelhas — e a nossa dica é apostar em um risoto de Filé Mignon ao vinho tinto. Confira aqui a nossa receita exclusiva para harmonizar em grande estilo!

4. Vinho tinto Don Simon: uma opção acessível e saborosa para o dia a dia

Don Simon Seleccion Tempranillo é aquele tipo de vinho tinto cativante. Além do ótimo custo-benefício, ele é saboroso e fácil de beber. Tem corpo médio, taninos macios, e expressa aromas de cereja e morango, com toques de alcaçuz. Não à toa, é o vinho espanhol mais vendido do mundo!

É um rótulo que deve conquistar a sua adega, se mostrando ideal para harmonizar e brindar no dia a dia.

E o La Grupa Malbec é outra sugestão de vinho que deve agradar com facilidade.

De caráter marcante e com taninos aveludados, ele tem aromas de ameixas com toques de pimenta.

Ideal para o cotidiano, ele pode acompanhar pratos como berinjela recheada ou hambúrguer.

5. Vinho tinto Grande Alberone: uma experiência única de sabores e aromas

Como o próprio nome anuncia, Grande Alberone Vino Rosso d’Italia é um grande vinho.

Estamos falando de um vinho que é “uma experiência sensorial das vinhas da Itália” segundo o enólogo que o produziu, Loris Delvai.

Potente, saboroso, com toques frutados e final longo e persistente em boca, ele exala aromas de frutas vermelhas, além de nuances de chocolate e tabaco.

Para finalizar a nossa lista, a última sugestão é um outro best seller italiano, o premiado Aimone Vino Rosso.

Elegante, encorpado, vivaz e persistente em boca, ele expressa aromas de frutas vermelhas maduras com notas suaves de baunilha e coco.

Sem dúvidas, os vinhos que reunimos nesta lista são opções que devem surpreender do início ao fim da degustação.

Como escolher o melhor vinho tinto para cada ocasião

O universo dos vinhos é muito amplo e diverso. Sendo assim, mesmo com a nossa seleção de melhores vinhos tintos, sabemos que escolher um rótulo nem sempre é uma tarefa fácil.

Dito isso, temos mais algumas dicas para você selecionar o melhor vinho tinto para cada ocasião. 

  • Para um encontro ou celebração especial: a nossa sugestão é escolher vinhos elegantes e mais complexos. Vinhos com bom equilíbrio entre taninos e acidez, além de toques e aromas frutados são uma boa escolha;  
  • Para o almoço ou jantar em família: aqui, a comida em questão deve influenciar muito na escolha do rótulo. No caso de pratos à base de massa e molho vermelho, por exemplo, o ideal é garantir rótulos de alta acidez. Se for uma refeição típica de um país, escolher vinhos produzidos no mesmo local é uma ótima opção;
  • Para o churrasco ou eventos ao ar livre: para harmonizar com churrasco, o ideal é apostar em tintos mais intensos e corpulentos. Agora, se o evento for um piquenique, por exemplo, um rótulo mais versátil e descomplicado é a escolha perfeita;
  • Para brindar com os amigos: a nossa dica é apostar em vinhos mais simples, versáteis e fáceis de beber, que tendem a agradar com mais facilidade. Levar em consideração o gosto dos seus convidados também deve ajudar muito na escolha;
  • Para presentear alguém especial: neste caso, também é muito importante ter em mente o gosto da pessoa que será presenteada. Para paladares mais exigentes e aguçados, vinhos estruturados e aromáticos são ótimas pedidas. Agora, para quem está iniciando, você pode apostar em vinhos mais delicados e frutados. 
Pessoas brindando com os melhores vinhos tintos

O que torna um vinho tinto excelente?

Existem inúmeros fatores que influenciam a vitivinicultura e, consequentemente, tornam um vinho tinto excelente. Dentre eles, podemos citar: as particularidades das uvas, as características da região vinícola, o estilo da vinificação e do vinho que o enólogo deseja, entre outros.

As propriedades das uvas interferem diretamente no resultado final de um vinho. Castas como Cabernet Sauvignon e Carménère, por exemplo, são conhecidas por originar rótulos de caráter encorpado, cor intensa, e aromas expressivos de frutas pretas com toques apimentados. 

A uva Tannat, por sua vez, é conhecida por produzir rótulos com taninos muito elevados. Já a Malbec é famosa por dar vida a vinhos de corpo médio e aromas majoritariamente de amora e ameixa. Enquanto isso, a Merlot é responsável por líquidos macios e muito frutados, por exemplo.

Isso acontece, dentre outros motivos, por conta das propriedades dos frutos. Algumas delas são: a espessura da casca, o ponto ideal de maturação da uva, a concentração de acidez, açúcares, e outros compostos de sabores e aromas, etc. 

Uvas usadas na produção dos melhores vinhos tintos

Em se tratando da região vinícola, temos exemplos de condições que afetam diretamente o cultivo das vinhas e, por consequência, a produção e qualidade dos vinhos. O clima do território, o tipo de solo do local, a incidência de luz solar, os níveis de precipitação, e a amplitude térmica são alguns deles.

O estilo do vinho propriamente dito também é um fator importante. Rótulos como Barolo, do noroeste da Itália, ou tintos oriundos do Vale do Rhône, como Châteauneuf-du-Pape, ilustram isso muito bem.   

As rígidas normas de produção de vinho nesses locais originam rótulos de caráter único, que fazem jus à fama dessas regiões como responsáveis por alguns dos melhores vinhos do mundo. 

Apesar disso, é importante lembrar que vinhos de altíssima qualidade são produzidos em diferentes lugares mundo afora. 

E, mais do que isso, tenha em mente que o mercado de vinhos elabora diferentes líquidos para diferentes gostos — e isso não significa que um é melhor do que o outro. Trata-se apenas de propostas distintas para os mais diversos públicos.

No fim das contas, o vinho tinto excelente é aquele que mais agrada o seu paladar e atende às suas necessidades. 😉

Pessoa degustando os melhores vinhos tintos

Conclusão

Agora que você já conferiu a nossa seleção de melhores vinhos tintos, além de dicas incríveis de harmonização e ocasiões de consumo, abasteça sua adega com os rótulos do nosso site

Aproveite e conte para a gente: quais estilos de vinho você gosta de apreciar? Com quais tipos de comida? Deixe as suas recomendações aqui nos comentários! 😉