Muitas histórias aparecem quando o assunto é brindar com vinho. A mais aceita delas remonta às primaveras de Alexandre, o Grande, na Grécia Antiga. À época, entre muitas guerras, os acordos eram selados pelo forte choque entre dois cálices, de forma a ocorrer uma troca de gotas entre as bebidas. O gole logo depois simbolizaria a boa intenção de ambos os lados.

O envenenamento era algo muito comum, trocar goles indicaria que o vinho servido tinha nada além de uvas e água em sua composição.

Já para Dionísio, o som repercutido do choque entre as taças torna completa a experiência sensorial da degustação, que até então evocava quatro dos cinco sentidos: tato (começando no próprio ato de segurar a taça), visão, olfato e paladar.

Por que falamos saúde ao brindar?

Mas por que falamos ‘Saúde’, afinal? Reza a lenda que, séculos atrás, este era um desejo sincero, mesmo. Pessoas desejavam boa sorte umas às outras antes das refeições porque as condições precárias de higiene poderiam comprometer a qualidade dos alimentos e, logo, a saúde. 

Hoje a gente não precisa mais se preocupar com todas essas formalidades e brindar com vinho só para celebrar as boas companhias e tornar cada momento mais divertido e prazeroso. 

Um bom vinho pode ser o seu melhor parceiro para aquela maratona da sua série favorita, momentos a dois, harmonizações… E claro, suas conquistas! Ah, como eu amo! Qual seu momento favorito para degustar um vinhozinho? A minha resposta você já sabe: todos!

UM BRINDE!

Gostou de entender melhor todas as histórias por trás do “tim tim”? Você costuma brindar antes de apreciar uns bons vinhos – ou alguma outra bebida? Conta aqui para gente aqui nos comentários! 😉 

E que tal algumas harmonizações com vinho para deixar os seus dias ainda mais saborosos? Hambúrguer, queijos, legumes? Confira isso e muito mais na categoria Curiosidades!