O mundo do vinho é repleto de tradições e costumes históricos, mas que também se renovam constantemente. Guardar o vinho, tirar a poeirinha da garrafa, abri-la com o saca-rolhas, separar as taças, reunir a família e amigos para brindar em uma ocasião especial, e até mesmo aproveitar um momento rotineiro com a pessoa amada. Muitos desses costumes tornam o vinho tão atraente e fantástico, mas as novidades também são de aguçar a curiosidade de todo enofã. E falando nisso, você já conhece o vinho em lata?

Hoje vamos apresentar essa tendência que vem ganhando cada vez mais espaço mundo afora. Vamos lá?

O vinho em lata no Brasil e no mundo

Na Europa e em países como Austrália e Nova Zelândia, o vinho de lata já é sucesso entre os consumidores da bebida. Nos Estados Unidos, produtores do Oregon começaram a investir no formato em 2018 e o sucesso foi notável. Mas, como conta o sommelier e jornalista Eduardo Dingler na revista Decanter, a famosa vinícola do cineasta Francis Ford Coppola lançou o primeiro vinho em lata ainda no ano de 2004. O rótulo foi um espumante Blanc de Blancs elaborado 100% com a Chardonnay, casta de origem francesa considerada a rainha das uvas brancas.

A empresa pioneira a trazer o vinho em lata às prateleiras do Brasil foi a Vivant Wines, com o intuito de abraçar uma tendência crescente no país nos últimos anos: a do consumo de vinhos pelo público jovem.

Segundo a Wine Intelligence, consultoria especializada em vinho, o consumo da bebida aumenta ano após ano entre pessoas de 21 a 35 anos, principalmente quando o assunto são os rótulos de forte apelo visual, que investem na criação de storytellings para suas marcas.

E apostando no formato, nós lançamos em setembro de 2020 a primeira marca própria Evino: a linha Vibra!, que teve como objetivo criar uma versão brasileira e tropical do vinho em lata.

Mas será que a lata interfere no gosto do vinho?

A resposta é: NÃO! “A diferença de um vinho engarrafado e um vinho em lata é nula”, explica a sommelière Jessica Marinzeck, eleita em 2019 como um dos 50 nomes para o futuro do mundo do vinho pelas instituições Wine & Spirits Education Trust (WSET) e International Wine & Spirit Competition (IWSC). As latas são revestidas internamente justamente para preservar o frescor, os aromas, e outras características da bebida.

Para saber mais sobre vinho em lata e o lançamento da nossa primeira marca própria, a linha Vibra!, confira este vídeo especial que preparamos para o nosso canal no Youtube:

A verdade é que temos que alinhar as expectativas: quando o assunto é o vinho de lata, nós estamos falando de bebidas jovens e prontas para beber.

Não são vinhos que têm potencial de guarda, e sim, rótulos ricos em perfume e sabor de fruta. Além disso, são refrescantes, delicados, versáteis, e feitos para acompanhar momentos leves e descontraídos, visando uma experiência de degustação prática e descomplicada.

Também é preciso levar em conta que as latas são bem menores e ficam geladas muito mais rápido em comparação com as garrafas de vinho tradicionais, que têm 750mL. 

Além do mais, é possível transportá-las em pequenas bolsas térmicas para passeios em locais como parques e praias, ou até mesmo shows, eventos, e outros ambientes nos quais o vidro é proibido ou de difícil manuseio.

Um outro benefício dos vinhos em lata é que eles dispensam o uso do saca-rolhas, o que traz tranquilidade caso você esqueça de levá-lo para o local onde vai consumir a bebida ou ainda não tenha o seu acessório para utilizar no dia a dia.

Com o vinho em lata também é mais fácil consumir doses menores, como uma ou duas taças, apenas para descontrair, sem se preocupar com o restante do líquido que acaba ficando na garrafa por mais tempo do que o ideal (que pode variar de 2 a 20 dias, dependendo do tipo de vinho em questão).

Conheça Vibra!, o vinho em lata da Evino

Após o sucesso do vinho de lata em outros lugares do mundo, nós apostamos em criar uma marca própria que fosse a cara do Brasil.

Vibra!, uma brincadeira que faz a união entre as palavras “vinho” e “Brasil”, representa a variedade desse país que é rico em culturas, temperos, ritmos e climas. Os nossos sabores, nossas paisagens — tudo isso faz com que os nossos sentidos vibrem, assim como quando abrimos uma lata de vinho e sentimos um delicioso perfume de fruta, e, posteriormente, goles frescos e harmoniosos.

Vinho em lata da seleção Vibra! e mochila térmica da marca
Latas das versões tinta, branca, rosé e frisante + mochila exclusiva do vinho Vibra! da Evino

A seleção conta com 4 tipos: vinho tinto, rosé, branco e frisante. Elaborados pela vinícola brasileira Góes, são vinhos feitos a partir das uvas Cabernet Sauvignon (tinto), um blend de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e outras variedades (rosé), Lorena (branco) e Prosecco (frisante). Cada lata de Vibra! sai por R$16,90 e você pode encontrá-las lá no nosso site*, aproveite! 😉

*Sujeito a alteração de preço e estoque.

Com o que harmonizar o meu vinho em lata? Confira as dicas da especialista Jessica Marinzeck

Com aromas de lima da pérsia e acidez refrescante, Vibra! Frisante se garante sozinho, mas também é uma boa harmonização para pratos com bastante acidez. “Um ceviche, por exemplo”, diz Jessica. Peixes fritos ou assados, saladas e aperitivos leves também são ótimas pedidas.

Homem apreciando o vinho em lata Vibra! Branco

Já o vinho branco Vibra! tem notas de lichia e pera. É uma opção versátil e refrescante, que harmoniza muito com entradas e pratos vegetarianos leves. A sugestão da sommelière é uma quiche lorraine.

A versão rosé é mais encorpada em boca e bastante frutada no nariz, se mostrando uma opção deliciosa para harmonizar com steak tartare, peixes brancos, e molhos como o rosé, por exemplo.

Agora o Vibra! Tinto, o rótulo que mais desperta a curiosidade dos fãs de vinho, tem perfume de ameixa e frutas vermelhas, e combina muito bem com carnes magras e queijos leves. Se quiser inovar, aposte na sugestão da Jessica que é de dar água na boca: caldinho de feijão + vinho em lata. Acredite: é uma delícia!

E aí, ficou com vontade de experimentar o vinho em lata? Já havia provado antes? Conte para a gente aqui nos comentários!

Aproveite e fique de olho no nosso site para garantir a sua coleção Vibra!. 😘