Afinal, como abrir um vinho sem saca-rolhas? Se essa é a sua primeira garrafa ou se você acabou de comprar um rótulo e só percebeu depois que está sem um saca-rolhas ou um abridor, não se preocupe: você chegou ao lugar certo! 

Preparamos um tutorial prático para abrir um vinho sem saca-rolhas que, modéstia à parte, pode salvar o happy hour com os amigos ou o almoço em família. Confira: 

Como abrir vinho com uma faca?

Atenção: antes de ir para a dica, é importante ressaltar que é preciso redobrar a cautela com esse método, combinado? Não queremos que você se machuque ou quebre a garrafa de vinho!

Dito isso, escolha uma faca, de preferência com serras, uma vez que ela se prende mais facilmente à rolha. Em seguida, pressione a ponta da faca – com cuidado e delicadeza! – para dentro da garrafa, até que ela passe da metade da rolha ou chegue ao final da mesma.

Agora, os seus grandes aliados são o tempo e a paciência! Aos poucos, gire e puxe a faca para fora da garrafa e, em alguns minutos, prontinho: você já estará degustando o seu vinho favorito.

Como abrir vinho com uma chave?

Para abrir o seu vinho com uma chave, você vai precisar encaixá-la em direção ao fundo da garrafa. Vá afundando a chave na rolha até sentir uma firmeza para conseguir girar e puxar, como GIF abaixo:

Confira 4 formas de abrir vinho sem abridor - ( evino ) Blog

Como abrir uma garrafa de vinho utilizando uma chave

Quando a chave já estiver com certa firmeza, comece a girar e puxar com cuidado e, novamente, o tempo e a paciência serão os seus grandes aliados! Depois de um tempinho, é só servir o líquido nas taças e brindar.

IMPORTANTE: A firmeza da chave é importante para conseguir tirar a rolha, mas não vá muito fundo com o objeto para não derrubar fragmentos da cortiça no vinho. Caso isso aconteça, está tudo bem! Basta coar o vinho antes de beber.

Como abrir vinho com parafuso ou prego – e um martelo!

Esse método é bem similar ao da chave! Você pode encaixar um prego ou um parafuso na rolha do seu vinho e, em seguida, usar o martelo para puxar.

Também é muito importante ter bastante cautela nessa hora! Você pode, inclusive, utilizar um pano para ter mais firmeza ao segurar a garrafa e puxar o prego ou o parafuso, como na imagem abaixo:

Simulação de como abrir uma garrafa de vinho utilizando um parafuso e martelo

Como abrir uma garrafa de vinho utilizando um prego e um martelo

Como abrir vinho com sapato?

Sim, é isso mesmo que você leu! Pode parecer muito inusitado, mas funciona, viu? Para isso, você vai precisar encaixar a base da garrafa na “entrada” do seu sapato.

Em seguida, segure no gargalo da garrafa com cuidado, para não escorregar e nem cair, e bata o sapato em uma parede ou árvore algumas vezes – como demonstramos no GIF abaixo:

Confira 4 formas de abrir vinho sem abridor - ( evino ) Blog

Como abrir uma garrafa de vinho utilizando um sapato

Aos poucos, a rolha vai começar a sair por conta da forte pressão. Mas é importante ir com calma e não bater o sapato com muita força, para não correr o risco de se machucar ou quebrar a garrafa!

Como abrir vinho com uma corda?

Para abrir a sua garrafa com uma corda, os primeiros passos são praticamente os mesmos da dica anterior.

Após colocar um prego, parafuso ou até mesmo um alfinete mais grosso na rolha, prenda uma corda na ponta desse objeto – seja ele o prego, o parafuso ou o alfinete – e puxe com muito cuidado.

Recomendamos que também utilize um pano na garrafa, como na foto anterior, para garantir que tenha mais firmeza ao puxar a rolha para fora.

Como abrir vinho com cabide de arame?

Se você tem um cabide de arame ou um cabide de madeira, que tem um gancho de arame, essa dica é para você! Retire o gancho do cabide, pois é ele quem vai te ajudar a degustar a bebida.

Encaixe a parte reta do gancho na rolha para fazer um furo. Neste caso, não precisa ir até o final, ok? 

Em seguida, encaixe a parte curva do gancho no furo recém-feito. Depois, é só pressionar levemente para alguma lateral, evitando que o gancho escape de sua mão ou da rolha, e puxe com cuidado para cima.

Como abrir vinho com uma bomba de bicicleta

Esse método também é inusitado e requer MUITO cuidado, mas tem muita chance de dar certo!

Com algum objeto pontiagudo, como um arame, uma chave de fenda, um prego ou um parafuso, faça um furo que atravesse a rolha inteira. 

Em seguida, insira nesse furo a agulha da bomba de bicicleta. Lentamente e com cuidado, comece a bombear – e a rolha deve sair bem rápido.

Para ficar ainda mais claro como prosseguir, confira o vídeo abaixo:

Lembrando que é preciso tomar muito cuidado e fazer tudo com cautela para que ninguém se machuque, tudo bem? Depois, é só brindar! 

E se não funcionar?!

Em último caso: empurre a rolha! Sim, essa é uma questão que causa polêmicas, mas não se preocupe, porque isso não vai prejudicar a qualidade do vinho. 

O que pode ocorrer é que os fragmentos da rolha saiam da garrafa junto com o vinho, por isso, caso essa seja a sua alternativa, o ideal é coar o vinho antes de beber.

Neste caso, você pode empurrar a rolha para dentro da garrafa com o cabo de uma colher de pau que seja menor que o gargalo. Outra alternativa para empurrar é usar uma chave de fenda, sempre com muito cuidado!

Como usar um saca-rolhas

Se você já tem um abridor, como esse da imagem abaixo, e está tendo dificuldade para abrir o vinho, não se desespere: vamos te explicar como usá-lo! 

Saca-Rolha J-Hook Vacu Vin

Saca-Rolha J-Hook Vacu Vin

Encaixe a base do abridor no gargalo da garrafa. Em seguida, use o encaixe para os dedos para rodar a parte pontiaguda na rolha com calma, até cobrir pelo menos metade do abridor. Quando estiver seguro, abaixe as duas “asinhas” do saca-rolhas e puxe para cima.

Mais fácil do que pensou, né? 😉 

Tipos de Abridor de Vinhos

Se você é novo no mundo dos vinhos ou está querendo um novo acessório, separei todos os tipos de abridores da Evino aqui embaixo! 

Ah, aproveita e já escolhe qual o próximo vinho que você vai degustar. <3

Botão para comprar Saca-Rolhas Vacu Vin      Botão para comprar Saca-Rolha J-Hook Vacu Vin      Botão para comprar Saca Rolha 2 Estágios Evino

Botão para comprar Bomba a vácuo + rolha de borracha Vacuvin                Botão para comprar Bomba + 2 rolhas de borracha - Vacuvin               Botão para comprar Kit Abridor de Vinho

*Sujeito a alteração de estoque.

Opções de vinho sem rolha

Se tudo isso pareceu muito complicado para você, que tal experimentar um vinho em lata

Acabamos de lançar o Vibra!, a primeira marca assinada pela Evino, que além de saborosa, é super prática dá para levar para qualquer lugar! Confira:

Botão para comprar Vibra! Branco - Vinho em Lata     Botão para comprar Vibra! Frisante - Vinho em Lata      Botão para comprar Vibra! Rosé - Vinho em Lata     Botão para comprar Vibra! Tinto Cabernet Sauvignon - Vinho em Lata

*Sujeito a alteração de estoque.

Curtiu as nossas dicas? Comenta aqui embaixo que nós vamos adorar saber! 😀