Existem inúmeros acessórios para vinho que podem auxiliar você no momento de servir a bebida ou até mesmo deixar a sua experiência de degustação mais rica. O decanter é um deles! 

Mas afinal, o que é um decanter de vinho, como e por que usá-lo? Vem com a gente que explicamos aqui! 😉

O que é um decantador de vinho?

Decantador ou decanter de vinho é um recipiente que, tradicionalmente, possui o gargalo ligeiramente estreito, em formato que remete a um funil, e que tem o fundo achatado e largo para concentrar a bebida.

O decanter é usado no serviço de vinhos desde a antiguidade, época em que era confeccionado em cerâmica, bronze, prata, e até mesmo ouro. 

Hoje em dia, feito majoritariamente de vidro ou de cristal, ele é muito comum em restaurantes atuando em processos como a decantação da bebida, mas também vem conquistando lares de entusiastas de vinho mundo afora.

O que decantação?

Por definição, decantação é o processo de separar um líquido das partes sólidas formadas no fundo do recipiente que o contém. Esse método é utilizado nos mais diversos líquidos e não se restringe ao universo do vinho.

Tendo isso em mente, a função do recipiente decanter para o vinho é exatamente a mesma: separar da bebida as borras que se formaram no fundo da garrafa com o passar do tempo. 

As borras são sedimentos naturais formados pelos compostos fenólicos do vinho, ou seja, resíduos que podem ser causados pela precipitação dos taninos ou até mesmo pela aglomeração de cristais de tartarato.

É importante ressaltar que as borras são naturais, não fazem mal à saúde, e não são um defeito. Dito isso, você deve estar se perguntando: “então por que decantar um vinho?”. Calma, nós explicamos a seguir! 😄

Por que decantar o vinho?

Como já mencionamos, ao longo do tempo alguns vinhos concentram borras na garrafa — especialmente os que têm mais de 15 anos de idade, ou então vinhos não filtrados, como o Porto Vintage, por exemplo.

Sendo assim, é recomendável que vinhos como esses sejam decantados justamente para separar os sedimentos da bebida e deixar o líquido límpido antes do consumo. Essa ação também contribui para que os resíduos não interfiram na sua percepção no momento da degustação. 

No caso de vinhos mais jovens ou que já passaram pelo processo de clarificação, a decantação não se faz necessária. 

Como usar o decanter?

Além de deixar as bebidas translúcidas, o decanter tem outra função relevante para o consumo de vinhos: o processo de aeração. 

Tecnicamente falando, aeração é o resultado da exposição de um líquido ao ar, que tem o intuito de aumentar a quantidade de contato com o oxigênio ou até eliminar aromas que não são desejados.

Acontece que, na garrafa, o vinho tem contatos mínimos com o oxigênio que geralmente acontecem por meio da rolha, que costuma ser porosa e permite tais trocas.

Por isso, o benefício da aeração é permitir que os mais diversos tipos de vinho “respirem”, fazendo com que os aromas do vinho se abram e fiquem ainda mais evidentes, além de realçar os seus sabores. 

Também é importante ressaltar que, para aerar os líquidos, o uso do decanter é opcional. Você pode potencializar os aromas e sabores do seu vinho apenas girando-o na taça antes de consumí-lo, caso prefira.

Quer saber como utilizar o decanter para enriquecer ainda mais a sua degustação? Descubra com o sommelier Vinícius Santiago em nosso canal do YouTube:

Além disso, o tempo ideal de aeração depende e varia de rótulo para rótulo, mas, de um modo geral: 

  • Para vinhos tintos, o recomendado é deixá-los respirando entre 30 e 60 minutos antes de apreciá-los; 

Ah! E não podemos esquecer de mencionar que vinhos com mais de 15 anos de idade não devem ser aerados, tudo bem? 

Isso porque os exemplares mais antigos já desenvolveram muito mais complexidade aromática e de sabores na garrafa com o passar dos anos. Dessa forma, deixar o líquido respirar pode fazer com que ele perca algumas características.

Agora que você já sabe mais sobre decantação e aeração, descubra como encontrar o decanter de vinhos ideal.

Como escolher um decantador de vinho?

Como existem inúmeros tipos de decanter, é preciso levar em consideração alguns fatores no momento de garantir o seu. Um deles é o material no qual o acessório foi confeccionado. 

É indicado que o decanter seja transparente para auxiliar na visualização dos aspectos do líquido no momento da decantação. 

Observe também o tamanho do decanter, já que ele não só deve comportar todo o conteúdo da garrafa — ou seja, 750mL — como também precisa ter espaço para girar e movimentar o vinho sem que ele acabe sendo derramado.  

E a sugestão é garantir o nosso Decanter de Vidro de 1,5 L para uma experiência mais completa. 

Botão para comprar decanter de vidro

Como limpar o decanter?

Uma das dicas mais importantes na higienização do seu decanter é: utilize detergente neutro e o enxágue muito bem com água quente — nunca fervendo!

Outro fator importante é não usar escovas ou esponjas abrasivas, e nem máquinas de lavar louças, já que elas podem arranhar ou danificar o decanter.

Botão para comprar escova para decanter

O acessório que pode auxiliar você é uma escova apropriada para o decanter, que é revestida com material macio e proporciona uma limpeza mais precisa e delicada. 

Por isso, recomendamos usar a nossa Escova Para Decanter e Taça Bon Gourmet:

E então, gostou de saber mais sobre o decanter e suas diferentes funções? Conte para nós se já havia usado esse acessório antes e aproveite para garantir os seus vinhos favoritos no nosso site! 🥰