Reconhecido pelo sabor mais adocicado, o vinho suave pode ser tido, erroneamente, como um vinho ruim. Mas é aí que muitos se enganam! As versões mais suaves compõem harmonizações fascinantes e que podem se encaixar perfeitamente em boas ocasiões com boas companhias.

Quer saber mais sobre o vinho suave? Continue lendo este conteúdo que preparamos para ajudar a escolher o vinho certo para você! 😉

Qual é a definição de vinho suave?

Também conhecido como vinho doce, ele pode ser produzido a partir de qualquer uva. Dentre elas, uma das principais e mais utilizadas é da espécie Vitis vinifera (termo utilizado para definir as uvas que são usadas na produção dos vinhos finos), como Pinot Noir, Merlot e Chardonnay, por exemplo.

Esse açúcar presente na composição do vinho suave pode ser residual, ou seja, uma sobra do açúcar natural dos frutos que não é adicionado artificialmente à bebida. As uvas têm a glicose e a frutose, que são o que consideramos como o açúcar residual do vinho após sua produção.

Uma outra possibilidade é a adição de elementos como mosto concentrado ou sacarose ao vinho, respeitando os limites dos regulamentos de cada país ou região.

Quais são as diferenças entre vinho suave e seco?

A diferença entre o vinho suave e o vinho seco consiste, justamente, na quantidade de açúcar residual encontrada no litro da bebida. Esse volume de açúcar reflete diretamente no sabor e, por isso, é importante atentar ao tipo de vinho quando se está comprando.

É considerado vinho seco aquele que tem até 4g/L de açúcar em sua composição, sendo bem menos adocicado que o suave. Portanto, as harmonizações, as ocasiões, e até mesmo o público de cada um acabam se diferenciando.

Ambos podem agradar a diferentes paladares, dependendo apenas do gosto de quem consome. Porém, apresentando-se como um meio termo entre o vinho doce e o vinho seco, existe o vinho meio-seco, cuja quantidade de açúcar presente no litro corresponde a qualquer valor entre os 4g/L que determinam o vinho seco e os 25g/L que tornam o vinho suave.

O meio-seco, assim como os outros tipos de vinho, também têm uma imensidão de possibilidades de combinações, claro, sempre de acordo com a preferência de quem consome.

Diferença entre vinho de mesa e vinho fino

Entre os vinhos de sabor adocicado, há também a diferenciação entre os de mesa e os finos. O que determina a diferença entre os dois tipos, é a espécie de uva utilizada na produção de cada um. Como falamos acima, o vinho fino é produzido a partir de uvas Vitis vinifera, como Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Chardonnay.

Já o de mesa é produzido a partir de uvas Vitis americana, que são aquelas que encontramos no mercado, como Niagara, Bordô e Isabel. Em alguns casos, o vinho de mesa também pode contar com a adição de açúcar depois do processo de vinificação. Essa é uma técnica de correção do sabor e/ou suavização da bebida.

Entenda mais sobre o vinho suave com a sommelière Jéssica Marinzeck em nosso canal do YouTube:

Como escolher um bom vinho suave?

São muitos os fatores que podem influenciar na qualidade do vinho, como o tipo das uvas, o local de produção, a temperatura em que é consumido e armazenado, entre outros. Em primeiro lugar, é importante observar a região em que foi produzido.

Isso porque cada lugar tem um clima e solo específicos, o que deixa as uvas e, consequentemente, o vinho com as características típicas daquele local. Os principais países produtores hoje são Argentina, Chile, Uruguai, Brasil, França, Itália e Portugal.

Analisar o custo-benefício também é fundamental no momento da escolha. É fácil se deixar levar pela ideia de que “vinho bom é vinho caro”, mas nem sempre é bem assim. Existem produtores que ainda não são tão reconhecidos e o preço acaba não sendo tão alto. Então, é bom se abrir à experimentação.

Além disso, o teor alcoólico é algo que influencia no paladar. Quanto maior a porcentagem de álcool presente no vinho, mais encorpado ele será. Ou seja, vinhos com menor porcentagem de álcool, geralmente, são mais leves para se beber.

Boas opções de vinho suave

À procura de um bom vinho suave para descobrir novos sabores, aromas e harmonizações? Então confira a nossa dica!

A linha La Grupa é uma das queridinhas entre os nossos clientes, conquistando inúmeras adegas Brasil afora. E a versão rosé da marca é uma ótima opção de vinho suave.

Com dulçor marcante, o La Grupa Selección Rosé é macio e revela boa acidez em boca. Além disso, ele expressa aromas intensos de frutas vermelhas, com notas florais e nuances cítricas.

É o rótulo ideal para relaxar no fim de semana em casa, especialmente se harmonizado com frutos do mar, ceviches e sushis.

Vinho suave: como harmonizar?

Cada garrafa tem a sua individualidade. Mas a grande variedade de vinhos suaves têm em comum a doçura e, na maioria das vezes, a leveza. Portanto, eles acompanham bem pratos agridoces e mais leves, sendo boas combinações para sobremesas, por exemplo.

É interessante evitar pratos gordurosos para apreciar bem a proposta dos vinhos adocicados, mas nada é proibido na harmonização! Afinal, conhecer sobre vinho suave e desfrutar de combinações diferentes para descobrir algo que agrade mais ao seu paladar é sempre válido.

Aqui na Evino, você encontra os melhores vinhos pelos melhores preços. Aproveite para encontrar o rótulo que mais agrada o seu paladar no nosso site! 😄