A Espanha é um dos grandes destaques no que diz respeito à vitivinicultura do Velho Mundo. Dentre as suas diversas regiões produtoras está Rías Baixas, conhecida por dar vida a um dos vinhos brancos mais célebres do país. Quer descobrir mais sobre isso? Vem com a gente que contamos aqui!

Localizada na região de Galícia, no norte espanhol, Rías Baixas é uma denominação não-contígua, ou seja, que tem cinco territórios vinícolas demarcados separadamente nas proximidades do litoral atlântico. São eles: Ribeira do Ulla, Val do Salnés, Soutomaior, Condado do Tea e O Rosal. 

Conhecida pelo clima predominantemente marítimo e altas precipitações ao longo do ano, Rías Baixas é uma área repleta de rios — fato que deu origem ao seu nome, que faz menção aos estuários inferiores, localizados ao sul.   

Todos esses fatores geoclimáticos proporcionam as condições ideais para o desenvolvimento da Albariño, uva considerada a assinatura desta apelação. 

A Alvarinho, como é chamada em português, é uma casta famosa pela sua versatilidade, tida como nobre por originar vinhos naturalmente harmoniosos, e que têm a capacidade de evoluir por décadas.

Os vinhos elaborados com ela são leves, frescos, com alta acidez e caráter mineral, além de aromas de frutas cítricas (limão e pomelo), damascos frescos, pêssego, melão e notas florais, como madressilva. A maior parte dos Albariños é produzida para consumo jovem, mas alguns exemplares podem envelhecer, desenvolvendo notas de mel após a evolução do líquido. 

No momento de harmonizar, a nossa sugestão é apostar em pratos à base de peixes e frutos do mar, como vieiras, por exemplo, para ter uma experiência de degustação ainda mais rica.

E então, gostou de aprender mais sobre Rías Baixas e o principal tipo de vinho elaborado nessa região? Conta para a gente se você já apreciou um rótulo dessa denominação e aproveita para conferir aqui a nossa seleção de vinhos espanhóis. 😉