Preparado para saber mais sobre o Chardonnay Day e a rainha das uvas brancas? Listei tudo aqui embaixo para você! Vem comigo <3

Você sabia que, só no Novo Mundo, a Chardonnay é cultivada na Califórnia, no Chile, na Austrália, na Argentina, na África do Sul e até no Brasil? No Velho Mundo, então, essa uva exibe ainda outras expressões, como o corte de Champagne e os consagrados Chardonnay da Borgonha.

Nascida na Borgonha, a francesa Chardonnay adaptou-se facilmente a diferentes climas e regiões, o que fez dela a segunda variedade mais plantada no mundo. Hoje, ela é conhecida como rainha das uvas brancas.

Comemorado sempre na quinta feira que antecede o Memorial Day nos EUA, o Chardonnay Day é uma data que muda conforme os anos. O dia veio para homenagear esta casta que é quase uma tela em branco da arte vitivinícola, tendo certas características ressaltadas dependendo de seu terroir e os processos de vinificação escolhidos pelo enólogo. Em climas mais frios, a uva costuma apresentar mais acidez, corpo leve e menor teor alcoólico; enquanto em climas mais quentes, traz ao paladar frutas maduras em vinhos brancos com maior nível de álcool e encorpados.

ENTENDA A VARIEDADE DE EXPRESSÕES DA CHARDONNAY

CLIMA E MADEIRA

Os sabores primários da Chardonnay em climas frios ou quando colhida prematuramente costumam ser cítricos, como raspas de limão. Já no calor ou quando colhida tardiamente, ela origina um vinho branco com sabor de frutas tropicais maduras, como o de maçãs assadas, e um maior nível de álcool.

Os sabores secundários vêm dos processos de vinificação escolhidos pelo enólogo. Quando em contato com madeira, o vinho branco da Chardonnay apresenta sabor de especiarias, como baunilha e noz moscada, além do sabor de massa de pão caseiro e iogurte provenientes da fermentação. Para garantir maior complexidade, o produtor pode optar por colocar o líquido em maturação em barricas de carvalho ou só pelo contato com lascas e pautas da madeira.

O tipo de madeira também agrega diferentes características aos vinhos. Carvalhos americanos apresentam sabores de especiarias doces, enquanto os franceses nos presenteiam com sabores mais amadeirados, como o da noz moscada. O vinho pode também passar por sur lie – processo de fermentação nas próprias borras – e fermentação malolática – que agrega ao vinho notas amanteigadas.

FERMENTAÇÃO MALOLÁTICA (PARECE DIFÍCIL, MAS A GENTE DESCOMPLICA!)

Muito usada em vinhos brancos elaborados a partir da Chardonnay, a fermentação malolática deixa o vinho com sabor diacetil, ou seja, com notas que nos lembram manteiga. O processo consiste no contato da uva com uma bactéria – que não é prejudicial – chamada Oenococcus oeni. Ela transforma a acidez natural da uva, chamada de ácido málico, em acidez láctica. Isso pode acontecer naturalmente ou por escolha do enólogo. O vinho fica mais palatável, com corpo mais cremoso e amanteigado.

E NA HORA DE HARMONIZAR A CHARDONNAY?

A uva combina bastante com queijos, mas assim como se adapta muito bem a vários terroirs, a Chardonnay também é muito versátil na hora da harmonização. Temos algumas dicas!

Quando o vinho possui corpo mais leve e refrescante, frutos do mar, peixes e queijos mais delicados são uma ótima pedida. O La Grupa Chardonnay Gran Selección é um exemplo de Chardonnay leve e fresco. A nossa dica é apostar nele quando quiser uma harmonização para sushis!

vinho la grupa chardonnay

Um vinho branco de corpo médio, o Belhara Estate Epic Wines Chardonnay Old Vine Selection 2018 é uma expressão da Chardonnay que harmoniza com peixes de sabores mais fortes, filés de frango e queijos mais marcantes, como o gouda. Já os Chardonnay mais encorpados e complexos podem ser uma opção para acompanhar pratos à base de molhos brancos, aves de caça e até com algumas carnes vermelhas grelhadas.

vinho belhara estate

Resumindo, a rainha das uvas brancas têm uma diversidade significativa de expressões tanto no Novo quanto no Velho Mundo. Seja um rótulo com sabores cítricos ou tropicais, leves ou mais encorpados, a verdade é que é impossível não gostar de um Chardonnay. O importante é descobrir de quais faces dessa uva você gosta mais. E nessa missão, pode contar com a gente! Escolha alguns dos rótulos no meu site ou app e celebre o Chardonnay Day com a evino!

Confira também: 3 dicas do que fazer com vinho branco!