Aragonês, Cencibel, Ull de Llebre, Tinta Roriz, Tinta del Toro ou Tinta del Pais. A uva mais conhecida como Tempranillo tem tantos nomes quanto personalidades. E não é um problema de identidade, não. Ela é só uma das cepas mais versáteis de que se tem notícia, e esse é provavelmente o seu maior trunfo. São mais de 60 nomes adotados por diferentes regiões europeias, e não é à toa. Cada cantinho quer deixar a uva com a sua cara.

“Quais são as características especiais da uva Tempranillo?”

uva tempranillo

É comum atribuirmos características específicas às uvas, como por exemplo nível de acidez e aromas, mas, sabe o que o é mais incrível?  Com a Tempranillo é diferente: ela tem a capacidade de relevar uma faceta particular de acordo com o lugar em que é cultivada.

Mesmo assim, aromas de frutas vermelhas quando jovem, e de couro, quando envelhece, por exemplo, são tipicidades que a casta normalmente revela em qualquer hemisfério (sim, ela marca presença em muitos vinhedos argentinos e brasileiros também).

Características sensoriais

  • acidez – média-baixa
  • tanino – médio-alto
  • fruta – média
  • álcool – médio-alto

Principais países onde é cultivada

  • Espanha
  • Portugal
  • Estados Unidos
  • Austrália
  • Argentina
  • Brasil

Onde a uva tempranillo é mais cultivada  

A resposta é: no mundo todo! Sim, todo mundo quer um pouquinho dessa uva tão versátil. Mas quando falamos de Tempranillo, é impossível não falar de Espanha. Foi lá que ela nasceu, e é de lá que sai uma de suas melhores versões: sim, o tão famoso Tempranillo de Rioja. Inclusive, se quiser saber mais, temos um textinho legal aqui falando sobre a região de Rioja e suas particularidades.

Agora a parte boa: vamos falar de comida

Trago boas notícias: a uva de muitos nomes é uma das mais fáceis de harmonizar! Sim, vai bem desde um prato mais gourmet e elaborado, como um suculento bife ancho com batatas rústicas (ai, que chique), ou com nosso clássico PF brasileiro – arroz, feijão, batata frita e bife grelhado.

Se é um Tempranillo com passagem por barricas (aquele potente de Rioja mesmo), pode apostar em pratos mais gordurosos: uma picanha grelhada, ou costela assada.

A versão mais jovem? Tudo que você quiser!    

Curiosidades Para contar durante o jantar

Agora, a grande curiosidade gira em torno do seu nome mais conhecido. Pelo fato de ter um tempo de amadurecimento bem mais curto que o de outras uvas, ela recebeu um carinhoso diminutivo do termo espanhol ‘temprano’, que significa ‘cedo’. Daí, Tempranillo. Fofo, né?

Gostou? Conta nos comentários!