Os vinhos rosés vêm conquistando bastante popularidade sua leveza, frescor e sabor frutado estão ganhando espaço nas taças brasileiras. Mas uma dúvida se mostra constante na hora de degustar esse tipo de vinho: o que combina com vinho rosé? 

Há quem acredite que vinho rosé só pode ser degustado no verão e harmonizado com saladas e pratos leves, o que não é verdade! 

Assim como os tintos, existem vinhos rosés mais leves e frescos, e também os mais encorpados, o que o torna um tipo bastante versátil. E como no Brasil temos um inverno mais ameno, uma bela taça de vinho rosé mais encorpado nos dias frios cai muito bem.

Para introduzir o assunto, nossa sommelière Jessica Marinzeck te conta tudo sobre o vinho rosé, confira:

Agora que você já sabe mais sobre o vinho rosé e sua produção, vamos te mostrar que esse tipo de vinho combina com uma grande variedade de pratos e climas.

COMO É FEITO O VINHO ROSÉ?

Os vinhos rosés são produzidos com uvas tintas e adquirem sua cor rosada quando o mosto (suco da uva) entra em contato com as cascas, adquirindo assim, um tom rosado. Quanto mais tempo em contato com as cascas das uvas, mais forte a pigmentação do líquido.

Existem 4 formas de se produzir um vinho rosé: 

Prensagem rápida: que consiste na rápida passagem do mosto pelas cascas das uvas, resultando em vinhos mais claros

Maceração curta: em que as cascas ficam “de molho” no mosto durante pouco tempo, o que confere ao vinho uma tonalidade mais rosada. 

Sangramento: onde o produtor segue os mesmos passos para a produção de um vinho tinto, mas no meio do processo é retirado uma parte do líquido. Esse método costuma resultar em rosés mais encorpados e potentes.

Método de corte: que consiste na mistura entre um vinho branco e um vinho tinto, mas essa forma de produção é menos utilizada, sendo proibida em várias regiões vitivinícolas na Europa.

O QUE COMBINA COM VINHO ROSÉ?

Agora o momento que mais aguardávamos: as harmonizações com vinhos rosé!

Vinho rosé e massa ao molho vermelho

No geral, vinhos rosés costumam ter uma maior acidez, por isso, o molho de tomate é uma boa pedida na hora de harmonizar. A acidez do tomate combina bastante com o frescor deste tipo de vinho. Pratos como pasta ao sugo e pizzas, como a de atum ou rúcula com tomate seco, são uma boa escolha!

Rosé com carnes

Sabe o frango assado com batatas de domingo? Ele é uma bela combinação na hora de degustar o seu vinho rosé. O frescor do vinho faz contraste com a gordura do frango, trazendo mais equilíbrio para o prato.

Aves grelhadas com saladas ou, até mesmo, um strogonoff de frango são uma ótima ideia na hora de harmonizar o seu vinho rosé.

Além das carnes brancas, carnes vermelhas bem temperadas, como os tacos e burritos mexicanos, ou carnes com pouca gordura vão super bem com esse tipo de vinho.

Frutos do mar com vinho rosé

Esta união é um clássico das harmonizações e não podia ficar de fora: frutos do mar com uma tacinha de rosé!

Assim como o vinho rosé, os frutos do mar são super versáteis, podendo dar vida a um prato mais encorpado, como camarão na moranga ou aperitivos mais leves.

Aqui vale tudo: lula à dorê, camarão empanado, paella ou, até mesmo, acarajé.

Rosé e peixes

Outra combinação perfeita para vinho rosé são peixes. Aposte em sushis e sashimis, salmão grelhado e até um bacalhau assado com um rosé mais potente.

Tábua de frios e queijos e rosé

Azeitona, queijo mussarela, presunto parma, amendoim, castanhas e queijo branco para um jantar com os amigos. Mas falta alguma coisa: o vinho! 

Para uma noite de petiscos, aposte em um vinho rosé levinho, que além de ser fácil de harmonizar, vai limpar o sabores dos petiscos mais gordurosos, como o queijo, e vai complementar a acidez de aperitivos como a azeitona.

Frituras com vinhos rosé

Essa é uma harmonização por contraste. Como falamos antes, o delicioso frescor dos rosés limpa o paladar e traz equilíbrio para pratos com mais gordura, como é o caso das frituras.

A clássica batata frita, queijos empanados e arancinis (um bolinho feito com risoto) são uma ótima pedida para degustar enquanto divide uma garrafa de rosé com os amigos.

E aí, gostou das nossas dicas? Aproveite o cupom DICASBLOG para ter 10% de desconto na sua primeira compra no app da Evino, garantir seu vinho rosé com e testar essas harmonizações deliciosas!