Harmonização de vinho e chocolate: por onde começar? Pode parecer uma tarefa complicada – mas deliciosa – e a gente vai te ajudar! Isso porque tanto a uva quanto o cacau possuem taninos, e entender e equilibrar esses níveis é essencial para uma harmonização agradável.

Normalmente falamos sobre harmonizações salgadas, mas com a Páscoa batendo aí na porta, que tal degustar seu vinho favorito com um chocolate que vai ressaltar ainda mais os seus atributos?

Ficou com vontade? Então confere as dicas que coloquei aqui embaixo!

PARA OS FÃS DE CHOCOLATE MEIO AMARGO

Quanto mais amargo o chocolate, mais tanino ele tem, e ter esse fator em mente é ideal para criar o pareamento ideal para você.

Se você quer criar uma harmonização bem intensa, aposte nas notas de nozes, noz moscada, chocolate e textura caramelizada do Cockburn’s Fine Tawny Port. Com os taninos oxidados e notas de sobremesa desse rótulo, o pareamento será inesquecível.

Para algo mais equilibrado, prefira os vinhos feitos em método de apassimento, que terão notas de uva passa e serão naturalmente mais doces, como a linha Biscardo, proporcionando uma harmonização deliciosa.

           

PARA QUEM AMA CHOCOLATE AO LEITE

Intensifique as notas de chocolate da Primitivo ou da Merlot com o chocolate ao leite para uma harmonização impecável. 

Que tal um morango com calda de chocolate ao leite? Harmonize com Cockburn’s Fine Ruby para realçar ainda mais as características deste rótulo do Porto. 

cockburns

Um espumante rosé, como o Ice Cattin com algumas pedrinhas de gelo na taça, pode transformar as sensações em sua boca com deliciosas notas de frutas vermelhas que vão derreter o chocolate na sua boca.

ice cattin

PARA QUEM ADORA CHOCOLATE BRANCO

O chocolate branco, por ser mais gorduroso, precisa ser harmonizado com um vinho bem ácido, como um Pinot Noir bem jovem ou um espumante branco como o Millesimato e o Alísios Brut

           

Bom, depois de todo esse papo, aposto que você ficou com água na boca para degustar todas as opções, né? 😛

Aproveite os rótulos selecionados para parear com seus chocolates favoritos!

Quando estiver com tudo em mãos, é só colocar a sua série favorita e curtir o momento.

#HoraDeFicarEmCasa