Vinhos da Puglia: pronto para essa viagem? Se muitas vezes, a geografia ensinada nas escolas parece confusa e complicada naquele globo azul com manchas coloridas, em outras é divertida.

Como, por exemplo, quando reconhecemos a bota que faz do mapa italiano, provavelmente, o mais charmoso da Europa. E é do salto dela, também conhecido como Puglia, que vamos falar aqui.

Mas onde fica a Puglia?

Você sabe onde fica a Puglia? Se a resposta for não, calma que a gente te ajuda. Ela fica no sul da Itália, no chamado salto da bota. Sua costa marítima é considerada a mais extensa de todo país. Seu clima é tipicamente mediterrânico e possui verão quente e inverno ameno e chuvoso. (isso é importante pois influencia diretamente nos vinhos produzidos lá sabia?)

puglia

Apesar de estar longe de competir, em fama, contra as regiões setentrionais da Itália, como a Toscana e o Piemonte, a Puglia é o verdadeiro berço do vinho italiano.

E adivinha o motivo? Geografia. Banhado pelo Mar Mediterrâneo – e por todos os seus benefícios geoclimáticos à viticultura –, o sul da Itália não teve outra saída senão ceder às influências de todos os povos que precisavam circular por ali, incluindo gregos e árabes.

Uvas principais

Eis o início da história do vinho italiano, que estreou em grandíssimo estilo ao lado de castas até então desconhecidas, como a Sangiovese, Montepulciano, Primitivo, Trebbiano, e, é claro, a famosa autóctone Negroamaro. Aliás, são elas as principais e é nelas que está escondido o grande charme dos vinhos da Puglia. Os exemplares vindos de lá – com ou sem DOC – não decepcionam no quesito preço x qualidade, simplesmente por oferecerem o caráter peculiar de suas uvas, que têm sido cada vez mais procuradas nos quatro cantos do mundo.

Principais tipos de vinho

A sugestão fica por parte de dois vinhos que justificam muito bem o aumento da procura por varietais da Puglia: o Negroamaro di Salento e o Primitivo di Manduria. Enquanto o primeiro surpreende com um visual púrpura bem escuro, um caráter rústico e um paladar com muito mais estrutura do que preço, o segundo traz uma proposta nitidamente mais delicada e versátil, mas nem um pouco menos frutada.

Clique aqui para saber mais sobre Primitivo di Maduria.

Salento: uma das jóias da Puglia

puglia
“Costa de Salento, Puglia.”

Dentro da região encontramos Salento, lugarzinho que conta com algumas das mais belas praias e vistas panorâmicas voltadas para o mar. Além disso, seus vinhos são um espetáculo a parte. Além de muito consumidos pelos italianos, são tintos  macios, equilibrados e fáceis de beber, fugindo um pouco da potência dos vinhos de Manduria.

Bora falar de comida?

A gastronomia da região é um trunfo para deixar qualquer um #SemDesculpas. O alimento é muito mais do que uma necessidade biológica – é uma forma de expressão cultural, porque, além de mutável, é prazerosa. E como é comum na Itália, o cardápio pugliese é recheado de diferentes tipos de massa.

comida puglia
“orecchiette, Puglia”

Nele podemos encontrar desde um orecchiette (macarrão com formato de “orelhinhas”) ou o tradicional bocconotti (ravióli doce), até o suculento panzarotti (uma espécie de calzone com ricota, mozzarella e cebolas caramelizadas). Além disso, a culinária do sul da Itália é rica em frutos do mar, afinal… deixar de oferecê-los juntos aos rótulos locais mais leves seria uma afronta às praias que cercam a região, e que são consideradas as mais belas do país.

Conclusão

A Puglia tem muito a oferece: vinho, gastronomia e cultura rica. Se tiver a oportunidade, vale a pena conhecer e dar uma passadinha “rápida” nas vinícolas. #FicaAdica.

Gostou do nosso post? Conta pra gente aqui nos comentários se já tomou um vinho da Puglia!