Está à procura de petiscos para comer com vinho em casa? Quer tornar o momento com os amigos ou a família ainda melhor, mas não faz a mínima ideia do que pode servir para os seus convidados? Calma, nós estamos aqui para ajudar você!

Neste artigo, reunimos 8 dicas perfeitas para você acertar em cheio sempre que quiser alguns petiscos para comer com vinho. Vem com a gente! 😋

1. Bruschetta de tomate

Tipicamente italiana, a bruschetta de tomate é um dos mais tradicionais petiscos para comer com vinho. E, para harmonizar com essa iguaria, nada mais justo do que apostar em rótulos que são produzidos na Itália.

A nossa dica é combinar esse aperitivo com vinhos elaborados por meio da uva Sangiovese, como os clássicos Chianti e Brunello di Montalcino.

Acontece que a acidez do tomate combina muito bem com esses vinhos, que também costumam ter a acidez mais elevada.

Opções de petiscos para comer com vinho: bruschetta de tomate

2. Polenta frita

Também de origem italiana, a polenta se tornou uma iguaria muito comum nas mesas dos brasileiros. As diferentes formas de preparar a polenta também se consagraram por aqui — e uma delas é a versão frita.

No momento de harmonizar, a nossa recomendação são vinhos brancos, como os elaborados com as uvas Chardonnay e Sauvignon Blanc. O frescor e boa acidez desses rótulos se mostram a combinação perfeita para esse aperitivo.

3. Amendoim

“Amendoim com vinho? Isso combina?!” — sim, pode acreditar! Essa união combina muito, especialmente se a harmonização for com vinho tinto.

Acontece que alimentos com teor de sal mais elevado, como o amendoim, deixam o vinho mais palatável e frutado. Além disso, essa combinação fica ainda mais saborosa com rótulos que possuem taninos marcantes. Nesse caso, o sal faz com que os taninos da bebida fiquem mais macios e agradáveis em boca.

Para essa harmonização, a nossa dica é apreciar rótulos como os que são produzidos com as uvas Cabernet Sauvignon, Tannat e Syrah.

Agora, caso queira degustar vinhos brancos durante a harmonização, Sauvignon Blanc e Pinot Grigio são excelentes pedidas. Você também pode combinar esse aperitivo com espumantes, se preferir.

Opções de petiscos para comer com vinho: amendoim

4. Torresmo

Queridinho nos bares e restaurantes, o torresmo também é uma das excelentes opções de petiscos para comer com vinho.

E, para apreciar ainda mais o sabor desse aperitivo, pode apostar em espumantes no momento da harmonização. A acidez, o frescor e o corpo do espumante trazem equilíbrio para a combinação com esse tipo de carne.

E a sua experiência deve ficar ainda melhor se você espremer algumas gotinhas de limão no torresmo durante a degustação. A acidez da bebida e do limão se complementam, deixando a harmonização ainda mais saborosa.

5. Bolinho de carne seca

Para a nossa lista de petiscos para comer com vinho ficar ainda mais completa, é claro que não poderia faltar outra típica comida de boteco: o bolinho de carne seca.

Por ser uma comida gordurosa, encorpada e suculenta, é interessante harmonizá-la com vinhos brancos de acidez elevada, que devem equilibrar os sabores e “limpar” o seu paladar.

Rótulos como Vinho Verde e Chardonnay são ótimas pedidas. Outra opção são vinhos tintos mais leves, como os produzidos por meio das uvas Pinot Noir e Gamay.

6. Queijo Coalho

Perfeito para ser consumido tostado ou assado, o queijo Coalho costuma aparecer bastante nos churrascos brasileiros. Além disso, também é uma iguaria muito consumida nos litorais.

Resistente ao calor, de sabor mais delicado, levemente ácido e salgado, esse queijo se mostra perfeito para acompanhar vinhos mais leves, especialmente os vinhos brancos.

Rótulos frescos, de acidez mais evidente e aromas marcantes são ótimas opções. A nossa dica são vinhos como os produzidos com as uvas Pinot Grigio, Airén, Sauvignon Blanc e Pinot Noir.

7. Salaminho

Outro aperitivo muito queridinho e super comum em tábuas de frios é o salaminho.

Feito com carne suína ou bovina, é um aperitivo de sabor mais forte, com alto teor de sal e toques defumados. Sendo assim, as pedidas perfeitas para acompanhar esse petisco são, sem dúvidas, os vinhos tintos.

Como já comentamos antes, comidas que possuem um alto teor de sal deixam as bebidas mais palatáveis e os taninos mais macios.

Dessa forma, o salaminho pode combinar com rótulos como os que são produzidos com as uvas Tannat, Cabernet Sauvignon e Carménère. Vinhos portugueses também são excelentes pedidas para apreciar com esse petisco.

Opções de petiscos para comer com vinho: salaminho

8. Pastelzinho de carne

Para terminar as nossas dicas em grande estilo, recomendamos um outro clássico de bares e restaurantes. Versátil, saboroso e com uma inúmera legião de fãs Brasil afora, o pastelzinho de carne também não poderia ficar de fora da nossa lista.

E, para acompanhar essa iguaria, o ideal é apostar em vinhos tão versáteis quanto. A sugestão é harmonizar com tintos como os que são feitos com as uvas Tempranillo, Pinot Noir, Gamay, Merlot e até mesmo Carménère.

E então, gostou das nossas dicas de petiscos para comer com vinho? Nós temos certeza que agora você conseguirá deixar o seu happy hour ainda melhor e mais saboroso.

Comente aqui qual das sugestões de petiscos você mais gostou e se já havia provado alguma delas antes. Além disso, aproveite para abastecer a sua adega com os vinhos ícones do Site de Evino! 😉