Pizza e vinho: uma combinação versátil e extremamente deliciosa! Criada na Itália, a pizza é um dos pratos que está no ranking dos favoritos dos brasileiros. Inclusive, segundo dados de 2019 da Associação de Pizzarias Unidas de São Paulo, o Brasil produz cerca de um milhão de pizzas por dia. Só o estado de São Paulo consome mais da metade!

Em São Paulo, essa paixão se deve, principalmente, devido à forte imigração italiana, principalmente na década de 1920, quando abrigava cerca de 70% do número total de italianos no Brasil. Hoje, o estado é conhecido como a capital nacional da pizza

Como a paixão pela pizza está em todo o país, comemoramos o Dia Nacional da Pizza em 10 de julho. E, como um bom italiano, não pode faltar uma tacinha de vinho nessa celebração. Mas, afinal, qual vinho combina com pizza

Reunimos 7 dicas para harmonizar pizza e vinho nessa data especial. Vem com a gente:

1. PIZZA E VINHO ITALIANO

Vamos começar harmonizando do jeito mais tradicional: com vinhos elaborados na Itália.  Para isso, sugerimos a clássica combinação entre Chianti, vinho típico feito a partir da uva Sangiovese, com uma pizza de mussarela. Os taninos mais macios, a boa acidez e o toque frutado do vinho combinam perfeitamente com o sabor do queijo. Sugerimos esses dois rótulos da renomada vinícola Castellani:

pizza e chianti    pizza e chianti

*Sujeito a alteração de estoque.

2. PIZZA E VINHO PORTUGUÊS

Douro, a denominação portuguesa mais antiga do mundo, nos presenteia com vinhos ricos em tipicidade, como Colinas de Bacco, que homenageia o Deus do vinho. Seu sabor complexo e seu perfil aromático  com certeza irão muito bem com o sabor marcante de manjericão da famosa pizza marguerita.

pizza e vinho português

*Sujeito a alteração de estoque.

E se engana quem pensa que os tradicionais vinhos portugueses só contribuem com harmonizações salgadas! Estamos aqui para mostrar que não com o Portada, um dos vinhos favoritos dos clientes Evino, que não poderíamos deixar de trazer para celebrar o Dia Nacional da Pizza. Com muitos prêmios na crítica especializada, Portada traz um blend entre 7 uvas (Castelão, Caladoc, Tinta Roriz, Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Shiraz e Cabernet Sauvignon), e, como ele tem leve doçura em boca, além da pizza de marguerita, ele também pode harmonizar na hora da sobremesa com uma pizza de chocolate!

pizza e vinho português

*Sujeito a alteração de estoque.

Outro ícone português que não poderia ficar de fora da nossa lista é o Vinho do Porto. Conhecido pelo sabor doce, aromas que podem variar entre entre frutas pretas, chocolate e canela, e, principalmente, por ser um dos vinhos fortificados mais famosos do mundo, o Vinho do Porto é a combinação perfeita para os amantes das pizzas doces, como uma pizza de morango com chocolate.

pizza e vinho do porto

*Sujeito a alteração de estoque.

3. MALBEC E BACON: QUEM CONHECE, AMA. QUEM NÃO, PRECISA PROVAR!

Já sabemos que pizza e vinho geram uma combinação incrível. Agora, imagine só: pizza com bacon e um vinho sem erro para acompanhar! Delícia, né? Para essa harmonização,  indicamos a uva Malbec, uma das favoritas a dos brasileiros, e uma pizza de bacon. Por se tratar de uma pedida mais gordurosa e intensa, a pizza de bacon harmoniza bem com esse vinho mais concentrado, com taninos presentes e sabores frutados. Para unir essas grandes paixões do brasileiro, sugerimos os seguintes rótulos:

pizza e malbec    pizza e malbec

*Sujeito a alteração de estoque.

4. PIZZA E A RAINHA DAS UVAS TINTAS

Ah, Cabernet Sauvignon! Conhecida como a rainha das uvas tintas por ser uma das mais cultivadas no mundo, a Cabernet é a pedida perfeita para acompanhar uma saborosa pizza de calabresa ou de pepperoni. O motivo? Pizzas elaboradas com embutidos precisam de um sabor tão intenso quanto o seu, que geralmente são balanceados com os taninos marcantes dessa uva. 

Para isso, a nossa indicação é saborear o melhor que a uva pode oferecer quando cultivada na França com o vinho Maison Castel, e também quando cultivada no Chile, pela consagrada vinícola Concha y Toro.

pizza e cabernet sauvignon     pizza e cabernet sauvignon

*Sujeito a alteração de estoque.

5. PIZZA E A ELEGANTE PINOT NOIR

Elegante, clássica e com personalidade forte, a francesa Pinot Noir pode causar polêmicas quando o assunto é harmonização – mas não se preocupe, estamos aqui para te ajudar. Para essa pedida, temos duas dicas infalíveis: pizza de frango com catupiry ou pizza de shitake.

No caso da pizza de frango com catupiry, o sabor mais suave de uma carne branca com a cremosidade do catupiry precisam de um vinho mais delicado, que não dispute espaço com o equilíbrio já gerado entre esses dois ingredientes. Por isso, você pode apostar em um Pinot sem medo de ser feliz!

Já este vinho com pizza de shitake resulta em uma harmonia deliciosa. O sabor umami, presente nos cogumelos, é conhecido pela difícil harmonização. Com um bom Pinot Noir, o sabor é complementado pelo paladar macio deste vinho, e, para essa degustação, sugerimos os seguintes vinhos:

pizza e pinot noir    pizza e pinot noir

*Sujeito a alteração de estoque.

6. PIZZA E VINHO BRANCO

Para deixar essa lista ainda melhor, é hora de falar dos vinhos brancos. Vamos começar pela rainha das uva brancas, a Chardonnay. A nossa dica é harmonizá-la com uma pizza de quatro queijos, combinação que funciona perfeitamente, já que se trata de uma refeição mais salgada e gordurosa. Dessa forma, o ideal é combinar com um vinho de alta acidez e poucos taninos, como o chileno Las Rocas ou o francês Le Star.

pizza e vinho branco    pizza e vinho branco

*Sujeito a alteração de estoque.

Para os vegetarianos, também temos uma dica para o Dia Nacional da Pizza! Recomendamos uma pizza vegetariana, como de brócolis ou abobrinha, com a Sauvignon Blanc. Estamos falando de uma pizza que requer leveza, frescor e delicadeza, e as notas herbáceas de um bom Sauvignon Blanc fazem uma combinação sem erro. Nossa sugestão são os chilenos das linhas Rawen e Parras del 43.

pizza e vinho branco     pizza e vinho branco

*Sujeito a alteração de estoque.

7. PIZZA E VINHO ESPUMANTE

Por fim e não menos importante, a combinação entre pizza e vinho espumante. Isso mesmo que você leu! Versátil, aromático e descomplicado, o espumante deve cair muito bem com uma pizza de rúcula com tomate seco, afinal, temos o contraste do amargor da rúcula com o agridoce do tomate seco, que podem ser complementados com toda a acidez e refrescância do espumante.  

Outra combinação indispensável que fará a diferença na sua sobremesa é a do espumante com pizza de banana e canela! Trata-se de uma pizza equilibrada e que entrega sabores doces e aromas frutados. Para harmonizar com toda essa intensidade, o ideal é escolher um rótulo que entregue as mesmas características na taça e tenha a acidez ideal para balancear com a potência da comida.

Por ser uma bebida versátil, o espumante é uma carta na manga na hora de harmonizar com a variedade de sabores doces e salgados de um rodízio de pizza.

Aqui estão nossas sugestões para explorar essa combinação:

pizza e espumante    pizza e espumante

*Sujeito a alteração de estoque.

E aí, gostaram das dicas? Já tinham experimentado alguma dessas harmonizações entre pizza e vinho? Conta aqui para gente! 😉