O Dia dos Pais logo logo está aí, e você já está pensando em como presentear e surpreender neste dia? Nós reunimos 5 dicas infalíveis de harmonização de vinhos para o presente, almoço ou o jantar com o seu grande herói. Vamos lá?

E fica de olho porque tem uma surpresinha lá no final do artigo, tá? <3

HARMONIZAÇÃO DE VINHOS ITALIANOS

Ah, a Itália! Este é um país símbolo da enogastronomia mundial, por isso, é indispensável quando o  assunto é harmonização de vinhos, independente da ocasião. A nossa primeira dica para deixar a refeição do Dia dos Pais ainda melhor são os vinhos italianos da linha Terre di Sava.

Dentre os três vinhos desta seleção, dois deles são elaborados na Puglia, o famoso “salto da bota italiana”. Neles, você encontrará a famosa Primitivo, uma das uvas que mais se destaca na região. Por conta da estrutura e persistência que entrega em boca, junto dos toques de frutas vermelhas, é um vinho italiano que cai muito bem com uma deliciosa  bruschetta e um tortellini de bolonha, pratos típicos da culinária do país.

Além dessas opções, separamos também um vinho elaborado a partir de outra uva que domina a região da Puglia, a Negroamaro. Encorpado e com um toque de frutas vermelhas no sabor e no aroma, esse Terra di Sava é um vinho que combina com uma lasanha à bolonhesa e com um ravioli ao molho pesto.

Por último e não menos importante, temos o tradicional Primitivo di Manduria, um grande clássico da Itália. Nele, encontramos um vinho tinto encorpado e macio, que conquista já com os detalhes do rótulo e também, é claro, com um buquê e de aromas que começa em frutas vermelhas e passa por toques de pimenta e alecrim. A nossa dica para surpreender o seu pai na harmonização, é acompanhá-lo com um canelone ao sugo

Botão de compra para harmonização de vinhos  Botão de compra para harmonização de vinhos

*Sujeito a alteração de estoque.

VINHOS FRANCESES E QUEIJO PARMESÃO: A HARMONIA PERFEITA

Não poderíamos deixar de citar nessa lista um dos países mais importantes no mundo do vinho: a França. E logicamente uma de nossas dicas para a harmonização de vinhos franceses seria a clássica combinação entre vinho tinto e queijo parmesão.

Se essa combinação tem a cara do seu pai, indicamos este kit com uma garrafa do Château Margés, um vinho com cerca de 8 anos de safra, elaborado na denominação de Graves; uma garrafa de L’Equilibre, um blend frutado e suculento entre as uvas Syrah, Carignan e Grenache Noir, e também um queijo parmesão Reserva Faixa Azul, que foi reconhecido no prêmio internacional World Cheese Awards 2017 e que, assim como grandes vinhos, passou por um processo exclusivo de maturação que durou 18 meses.

A estrutura e equilíbrio de Château Margés e a vivacidade de L’Equilibre harmonizam perfeitamente com a intensidade do parmesão, que prometem roubar a cena e fazer sucesso no Dia dos Pais. 

Para completar as dicas de harmonização de vinhos franceses, nada melhor do que um trio que entregas diferentes expressões de uma das regiões mais apreciadas pelos enólogos e origem de vinhos deliciosos: a Borgonha

Aqui, você encontrará vinhos que variam entre maciez, delicadeza e refrescância, além sabores e aromas super frutados – as pedidas perfeitas para uma refeição à base de carnes brancas, risotos ou um famoso escondidinho de batata com carne seca.

Botão de compra para harmonização de vinhos  Botão de compra para harmonização de vinhos

*Sujeito a alteração de estoque.

VINHOS ARGENTINOS E CHURRASCO: A PEDIDA SEM ERRO

É claro que, para falar da harmonização de vinhos argentinos, começamos pelo  churrasco. Selecionamos os vinhos perfeitos para harmonizar com um  dos pratos favoritos do país dos “hermanos”.

Recém-chegados no portfólio da Evino, os vinhos da Bodega Goulart são elaborados e assinados pela brasileira especialista na uva Malbec Erika Goulart, que possui uma incrível trajetória desde a descoberta dos vinhedos adquiridos por seu avô até o sucesso mundial com seu rótulo, e você pode descobrir mais sobre essa história aqui.

Para deixar o churrasco do fim de semana do Dia dos Pais ainda melhor, sugerimos estes dois kits.

     

*Sujeito a alteração de estoque.

O primeiro reúne a especialidade de Erika, um varietal de Malbec, com dois blends especiais, que reúnem Malbec com Cabernet Sauvignon e Malbec com Cabernet-Franc respectivamente. Pode apostar sem medo na harmonização com carnes vermelhas como filé mignon, picanha e fraldinha grelhados.

O segundo kit, além da queridinha Malbec na versão tinta, traz também a versão rosé desta uva e um vinho branco elaborado com a casta Torrontés, muito comum entre os vinhos argentinos. Este trio permite a harmonização com carnes brancas, como filé de frango e peixes empanados.  

HARMONIZAÇÃO DE VINHOS CHILENOS

O Chile contribui significativamente no que diz respeito à produção de vinhos sul-americanos, além de ocupar um lugar especial no coração dos brasileiros. Se o seu pai não dispensa um bom vinho chileno, pode apostar nesses vinhos:

A primeira dica é garantir as duas versões do bestseller Casillero del Diablo, assinado pela maior vinícola da América Latina, a Concha y Toro. A versão Red Blend da linha é aveludada em boca e possui notas de ameixas pretas no aroma e no sabor. Já a versão Intense Red é encorpada, persistente e tem notas de ameixa, tabaco e chocolate. São rótulos que vão muito bem com carnes de caça grelhadas, mas também recomendamos a harmonização com o típico prato brasileiro baião de dois.

A nossa segunda dica para aproveitar a diversidade dos solos chilenos é apostar na versatilidade, elegância e equilíbrio da linha Valle de Atacama. Elaborados no célebre terroir do Valle Central, este kit reúne a rainha das uvas tintas, Cabernet Sauvignon, com as francesas Carménère e Merlot. Além disso, tem também um vinho branco 100% Chardonnay. Nesse caso, você pode harmonizar carnes vermelhas e massas ao molho sugo com os vinhos tintos e, no caso dos vinhos brancos, o que combina bem são carnes brancas e risotos de molhos leves.

  

*Sujeito a alteração de estoque.

HARMONIZAÇÃO DE VINHOS TINTOS COM MIX DE CASTANHAS

Por último e não menos importante, que tal presentear o seu pai com uma harmonização de vinhos tintos com mix de castanhas trufado? É uma harmonização simples, deliciosa e diferenciada.

As castanhas, finalizadas com azeite trufado e segredinhos do chef, quando acompanhada de vinhos tintos com ótima acidez e taninos macios como o clássico Anciano, ou com um vinho mais encorpado e aveludado como o tradicional Valpolicella Ripasso Superiore, resultam em um sabor único.

     

*Sujeito a alteração de estoque.

Quer turbinar ainda mais o presente do seu pai? a Evino e a Foxton se uniram nesse dia dos pais para te ajudar a surpreender o seu herói! Utilizando o cupom EVINO40 no site da Foxton, você ganha 40% de desconto para renovar o guarda-roupa do seu pai. E tem mais! Nas compras acima de R$ 700, você ganha um dos nossos best sellers. São eles: Portada Winemaker’s, Portada Reserva, Ziobaffa Tinto e Ziobaffa Pinot Grigio.

E aí? Agora está mais fácil decidir em qual harmonização de vinhos e comida apostar para surpreender o seu pai? Conta para a gente aqui nos comentários! 😉